O Sacramento da Eucaristia pode ser designado por vários nomes, dentre eles, o próprio “Eucaristia” e também “Santo Sacrifício”, cujos significados já foram expostos na aula anterior. O Catecismo, contudo, traz ainda outros nomes que serão abordados nesta aula.
O primeiro é “Ceia do Senhor” e o Catecismo ensina que assim é chamado “pois se trata da ceia que o Senhor fez com seus discípulos na véspera de sua paixão, e da antecipação da ceia das bodas do Cordeiro na Jerusalém celeste.” (1329) Ao se falar em ceia, imediatamente se reporta à ceia pascal do Antigo Testamento, que foi uma pré-figura desta, preparada pelos discípulos a mando de Jesus e na qual, Ele partiu o pão e disse: ‘Este é o meu Corpo”; tomou o vinho e disse: “Esse é o meu Sangue”.
Foi a última ceia de Nosso Senhor, lembrando que, para o calendário judaico, o dia começa quando aparece a primeira estrela no firmamento, ou seja, Jesus celebrou a ceia na noite de quinta e, naquele mesmo dia, ofereceu-se na Cruz. Tudo se deu em um só dia: o sacrifício na última ceia, a agonia no Horto das Oliveiras, o processo de condenação e a execução, tudo no mesmo dia litúrgico e civil do calendário judaico. No...