Ensina o Catecismo da Igreja que “a iniciação cristã realiza-se pelo conjunto de três sacramentos: o Batismo, que é o início da vida nova; a Confirmação, que é a sua consolidação e a Eucaristia, que alimenta o discípulo com o Corpo e o Sangue de Cristo em vista de sua transformação nele”(1275). Assim, ao receber o sacramento da Confirmação - objeto desta aula - pode-se dizer que a pessoa está iniciada plenamente no Cristianismo.
Tradicionalmente, tais sacramentos eram administrados na ordem apresentada pelo Catecismo, ou seja, primeiro o Batismo, depois a Confirmação e, por fim, a Eucaristia. No entanto, hoje existem duas possibilidades. Vejamos:
No Oriente, este sacramento é administrado imediatamente depois do Batismo; é seguido da participação na Eucaristia, tradição que põe em destaque a unidade dos três sacramento da iniciação cristã. Na Igreja latina administra-se este sacramento quando se atinge a idade da razão, e normalmente se reserva sua celebração ao Bispo, significando assim que este sacramento corrobora o vínculo eclesial. (1318)A finalidade do sacramento da Confirmação é fazer com os que os fiéis sejam vinculados “mais fortemente à...