CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

O sacramento da Confirmação

A Confirmação faz com que os fiéis se tornem verdadeiramente testemunhas de Cristo e assim, passem a difundir e a defender a fé por palavras e por obras.

16

Ensina o Catecismo da Igreja que “a iniciação cristã realiza-se pelo conjunto de três sacramentos: o Batismo, que é o início da vida nova; a Confirmação, que é a sua consolidação e a Eucaristia, que alimenta o discípulo com o Corpo e o Sangue de Cristo em vista de sua transformação nele”(1275). Assim, ao receber o sacramento da Confirmação - objeto desta aula - pode-se dizer que a pessoa está iniciada plenamente no Cristianismo.

Tradicionalmente, tais sacramentos eram administrados na ordem apresentada pelo Catecismo, ou seja, primeiro o Batismo, depois a Confirmação e, por fim, a Eucaristia. No entanto, hoje existem duas possibilidades. Vejamos:

No Oriente, este sacramento é administrado imediatamente depois do Batismo; é seguido da participação na Eucaristia, tradição que põe em destaque a unidade dos três sacramento da iniciação cristã. Na Igreja latina administra-se este sacramento quando se atinge a idade da razão, e normalmente se reserva sua celebração ao Bispo, significando assim que este sacramento corrobora o vínculo eclesial. (1318)

A finalidade do sacramento da Confirmação é fazer com os que os fiéis sejam vinculados “mais fortemente à...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos