CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

Confirmação: o selo do Espírito Santo

Todos aqueles que receberam o sacramento da Confirmação foram revestidos do poder de confessar a fé de Cristo publicamente.

13

O Catecismo da Igreja Católica ensina que o sacramento da Confirmação faz parte dos chamados “sacramentos da iniciação cristã”, juntamente com o Batismo e a Eucaristia. Por isso, continua, “é preciso explicar aos fiéis que a recepção desse sacramento é necessária à consumação da graça batismal”(1285).

Já vimos que o sacramento é conferido no momento da unção com o óleo do crisma pelas mãos do Bispo. O óleo é consagrado também por ele, em geral, na Quinta Feira Santa, na Missa dos Santos Óleos.

No Ocidente, a Confirmação não é dada junto com o Batismo, como ocorre no Oriente. Por isso, diz o Catecismo, que a liturgia da Crisma começa com a renovação das promessas batismais e “com a profissão de fé dos confirmandos. Assim aparece com clareza que a Confirmação se situa na sequência do Batismo. Quando um adulto é batizado, recebe imediatamente a confirmação e participa da Eucaristia”(1298).

Também no rito romano, o Bispo, ao impor as mãos sobre o confirmando, entoa uma oração que fala com clareza sobre os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor:

Deus todo-poderoso, Pai de Nosso Senhor...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos