A aula de hoje contemplará o Capítulo II, da seção "A Economia Sacramental", cujo título é "A celebração sacramental no mistério pascal". Interessante notar, logo de início, que a celebração dos sacramentos, de todos eles, está ligada ao mistério da Páscoa, que é também a chave de leitura da vida espiritual de todo cristão.
O artigo I apresenta algumas perguntas que serão respondidas ao longo do texto, são elas: quem celebra? como celebrar? quando celebrar? onde celebrar? Esta aula, no entanto, se aterá às duas primeiras.
Quem celebra? O Catecismo começa explicando que "a liturgia é 'ação' do Cristo todo ("Christus totus")(1136). Originariamente, o sentido de "liturgia" é de um serviço prestado ao povo e quem o presta é o sacerdote. No entanto, para além do sentido etimológico, há que se considerar o teológico, no qual a liturgia é o culto oficial da Igreja, portanto, ela é da Igreja como um todo e não só da Igreja hierárquica, dos ordenados.
Deste modo, falar em liturgia é abranger tanto a que ocorre na terra, quanto a que se realiza no céu e que é descrita no Livro do Apocalipse. O culto terrestre, embora muito limitado, espelha o culto do...