CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

Liturgia da Igreja: quem e como celebrar?

A celebração de todos os sacramentos está ligada ao mistério da Páscoa, que é também a chave de leitura da vida espiritual de todo cristão. Esta aula pretende responder à questão: quem e como celebrar a liturgia da Igreja? 

13

A aula de hoje contemplará o Capítulo II, da seção "A Economia Sacramental", cujo título é "A celebração sacramental no mistério pascal". Interessante notar, logo de início, que a celebração dos sacramentos, de todos eles, está ligada ao mistério da Páscoa, que é também a chave de leitura da vida espiritual de todo cristão.

O artigo I apresenta algumas perguntas que serão respondidas ao longo do texto, são elas: quem celebra? como celebrar? quando celebrar? onde celebrar? Esta aula, no entanto, se aterá às duas primeiras.

Quem celebra? O Catecismo começa explicando que "a liturgia é 'ação' do Cristo todo ("Christus totus")(1136). Originariamente, o sentido de "liturgia" é de um serviço prestado ao povo e quem o presta é o sacerdote. No entanto, para além do sentido etimológico, há que se considerar o teológico, no qual a liturgia é o culto oficial da Igreja, portanto, ela é da Igreja como um todo e não só da Igreja hierárquica, dos ordenados.

Deste modo, falar em liturgia é abranger tanto a que ocorre na terra, quanto a que se realiza no céu e que é descrita no Livro do Apocalipse. O culto terrestre, embora muito limitado, espelha o culto do...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos