CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

A polêmica do ofertório no Missal de Paulo VI

Por que os liturgistas encarregados de elaborar o novo Missal entenderam que era preciso mudar o ofertório da Missa? Qual foi a justificativa apresentada para a mudança, quais são os argumentos contrários e como chegar a uma solução para este problema?

12

Vimos na aula anterior que, entre os vários títulos do Santíssimo Sacramento, a Igreja o chama também de “Santo Sacrifício”, tendo em vista a sua natureza de sacrifício e de memorial da Paixão e Ressurreição de Nosso Senhor. O sacrifício da Missa acontece propriamente, embora de forma incruenta, durante a consagração, quando, “pelas palavras de Cristo e pela invocação do Espírito Santo”, diz o Catecismo, os sinais do pão e do vinho “se tornam o corpo e o sangue do mesmo Cristo” (n. 1333); enquanto que “no ofertório”, ou seja, na apresentação das oferendas, nós apenas “damos graças ao Criador pelo pão e pelo vinho, fruto ‘do trabalho do homem’, mas primeiramente ‘fruto da terra’ e ‘da videira’, dons do Criador” (id.). Apesar de parecer inofensiva, essa distinção pedagógica do Missal de Paulo VI já rendeu muitas polêmicas entre os liturgistas, o que nos dá ocasião para uma justa abordagem do tema. 

Acontece que, antes da reforma litúrgica, o ofertório da Missa já apresentava os sinais do pão e do vinho como um sacrifício ou oblação, dizendo o sacerdote: Súscipe, sancte Pater, omnípotens aetérne Deus, hanc immaculátam hóstiam, quam ego indígnus fámulus tuus óffero...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos