CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

Os efeitos do sacramento da Ordem

Existe “ex-padre"? Um sacerdote em pecado mortal pode celebrar validamente a Santa Missa? Pode administrar os outros sacramentos? Qual a missão de um sacerdote? Saiba mais sobre o sacerdócio na nova aula do curso sobre os Sacramentos.

71

Como os demais sacramentos, o da Ordem produz em quem o recebe alguns efeitos. O Catecismo indica inicialmente o caráter indelével, em que aquele que é ordenado recebe uma espécie de "marca" que não pode ser apagada.

Como no caso do Batismo e da Confirmação, esta participação na função de Cristo é concedida uma vez por todas. O sacramento da Ordem também confere um caráter espiritual indelével e não pode ser reiterado nem conferido temporariamente. (1582)

Nem mesmo a morte cancela o sinal que é impresso quando se recebe tais sacramentos. Ontologicamente, um homem ordenado padre permanece padre para sempre. Sacerdos ad eternum. Isso significa que se for para o céu será como padre e, da mesma forma, se for para o inferno, irá como padre.

No entanto, canonicamente, esse mesmo homem pode ser destituído do ministério sacerdotal, pois, como o sacerdócio também é um grupo social, a pessoa pode ser desligada desse grupo. Nesse caso, perante o Direito Cânonico, passa a ser leigo, deixando de ter os direitos e as obrigações canônicas do sacerdócio.

Tanto é verdade que o mesmo Direito admite que, em caso de perigo de morte, um homem, validamente ordenado, mas...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos