CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

O Cânon Romano

O Cânon Romano é a mais antiga oração eucarística e a mais tradicional de todo o Ocidente. Conheça, nesta aula, a sua lógica e o motivo pelo qual é chamada também de “a oração eucarística por excelência".

12

O chamado “Cânon Romano" ou Oração Eucarística I é a mais tradicional do Ocidente e também a mais antiga. Seu núcleo já estava presente no século IV, em alguns textos de Santo Ambrósio de Milão.

Ocorre que este Cânon possui uma estrutura diferente das demais orações eucarísticas, chamadas também de “alexandrinas", conforme já visto, e isto cria uma confusão quando ela é escolhida. No entanto, tal oração deveria ser privilegiada, pois é, sem sobra de dúvida, a oração eucarística por excelência.

O Cânon Romano é formado por dois blocos de orações, a Consagração no centro e mais dois blocos. Esses blocos formam como que asas, aproximando-se e afastando-se do núcleo que é a Consagração. Ele começa com o chamado Te Igitur:

Te Igitur, clementissime Pater, por Iesum Christum Dominum nostrum Filium tuum, supplices rogamus, ac petimus uti aceitabilidade habeas, et benedicas haec dona, haec munera, haec sancta sacrificia illibata." - ("A vós, Pai clementíssimo, por Jesus Cristo vosso Filho e Senhor nosso, humildemente rogamos e pedimos que aceiteis e abençoais estes dons, estas dádivas, este santo sacrifício ilibado.")

Em seguida, as intercessões. A...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos