CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

A presença de Cristo pelo poder de sua palavra e do Espírito Santo

Podemos dizer que a chamada "celebração da Palavra" tem o mesmo valor da Missa? O que a Igreja ensina realmente acerca da presença de Jesus na Eucaristia? Seria ela real ou apenas circunstancial?

Nesta 18.ª aula de nosso curso de Catecismo sobre os Sacramentos, estude conosco a doutrina antiquíssima da transubstanciação, ensinada por Cristo e pelos primeiros santos da Igreja.

26

Nosso Senhor Jesus Cristo está presente de muitas maneiras em sua Igreja: nos pobres, na oração da Igreja, nos doentes, nos sacramentos, nos presos, etc. Mas, de que modo a Sua presença na Eucaristia difere de todas as outras? Em primeiro lugar é preciso compreender que a presença de Jesus na Eucaristia é a maior e a mais importante, pois "Ele eleva a Eucaristia acima de todos os sacramentos e faz com que ela seja "como que o coroamento da vida espiritual e o fim ao qual tendem todos os sacramentos" (1374).

O documento Sacrossantum Concilium do Concílio Vaticano II, deixa muito claro Jesus Cristo está presente "sobretudo sob as espécies eucarísticas"(SC 07), o que significa que há uma diferença entre esta presença e as demais, e que esta é a maior. Por isso, embora haja outras presenças de Cristo, a na Eucaristia não está no mesmo nível. Assim, não se pode usar o Concílio Vaticano II para dizer que Nosso Senhor está presente tanto na Eucaristia quanto na Palavra e que ambas são iguais.

Por "espécies eucarísticas" deve-se entender que aquele pão e aquele vinho, após a consagração, não são mais pão e vinho, mas sim, mantêm apenas as aparências (species,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos