CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

Quem pode receber o Batismo?

Por que a Igreja batiza as crianças? Qual a importância dos padrinhos para a criança batizada? Podemos ser batizados mais de uma vez? Essas e outras questões são respondidas nesta aula.

31

Conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica, o “santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos”(1213), assim sendo, somente quem ainda não o recebeu é que está apto a recebê-lo.

O Catecismo é claro ao usar a expressão “toda pessoa não batizada, e somente ela”(1246) pode ser batizada porque logo nos primeiros séculos do Cristianismo surgiu a heresia denominada “anabatista”, em que se cria na possibilidade de receber o Batismo uma segunda vez.

Os “rebatizadores”, como eram chamados, interpretaram de forma ousada o pensamento de Martinho Lutero e negavam o batismo às crianças, alegando que o sacramento só seria eficaz em quem tivesse fé e rebatizando os adultos, recuperando, assim, o conceito donatista de uma “Igreja de perfeitos”[01]. Esta heresia foi condenada em 1510, no Concílio de Trento.

A Igreja, desde a sua origem, praticou o Batismo de adultos. E até hoje continua, pois são muitos os terrenos de missão. Nesses locais é ainda muito comum que famílias inteiras, desde os adultos até as crianças, recebam o sacramento inicial da vida crista. Em vista...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos