CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

Confissão, Purgatório, Indulgências e Comunhão dos Santos

A confissão perdoa realmente todas as culpas? Para que serve o Purgatório? De onde surgiram as indulgências? O que é a chamada "comunhão dos santos" que professamos no Credo?

13

Todo sacramento está ligado com a Paixão de Cristo na Cruz. Logo, quando alguém recebe o sacramento da Penitência, um dos efeitos alcançados é de que o Sangue de Cristo é derramado sobre a sua alma. Assim ensina o Pe. Antonio Royo Marín, em sua obra Teologia de la Perfección Cristiana, que irá complementar o que dispõe o Catecismo da Igreja Católica sobre os efeitos do sacramento da Penitência.

A alma daquele que recebe a absolvição é purificada e santificada no Precioso Sangue. É por isso que os santos, que tinham recebido luzes vivíssimas sobre o valor infinito do Sangue Redentor de Cristo, tinham verdadeira fome e sede de receber a absolvição sacramental. Eles ensinam que o sacramento da Penitência é uma graça maior do que simplesmente o pecado que está sendo perdoado.

Ora, alguém poderá argumentar que os santos não pecavam gravemente, sendo assim, seria incoerente o desejo por esse sacramento. Ocorre que eles se confessavam não só para ordenar algo do momento, mas também fatos passados, pecados cometidos e absolvidos, já que a matéria do sacramento da penitência não é o pecado não perdoado, mas sim, o pecado arrependido. Assim, qualquer pecado, mesmo que...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos