Todo sacramento está ligado com a Paixão de Cristo na Cruz. Logo, quando alguém recebe o sacramento da Penitência, um dos efeitos alcançados é de que o Sangue de Cristo é derramado sobre a sua alma. Assim ensina o Pe. Antonio Royo Marín, em sua obra Teologia de la Perfección Cristiana, que irá complementar o que dispõe o Catecismo da Igreja Católica sobre os efeitos do sacramento da Penitência.
A alma daquele que recebe a absolvição é purificada e santificada no Precioso Sangue. É por isso que os santos, que tinham recebido luzes vivíssimas sobre o valor infinito do Sangue Redentor de Cristo, tinham verdadeira fome e sede de receber a absolvição sacramental. Eles ensinam que o sacramento da Penitência é uma graça maior do que simplesmente o pecado que está sendo perdoado.
Ora, alguém poderá argumentar que os santos não pecavam gravemente, sendo assim, seria incoerente o desejo por esse sacramento. Ocorre que eles se confessavam não só para ordenar algo do momento, mas também fatos passados, pecados cometidos e absolvidos, já que a matéria do sacramento da penitência não é o pecado não perdoado, mas sim, o pecado arrependido. Assim, qualquer pecado, mesmo que...