CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

As condições para receber o sacramento da Unção dos Enfermos

O sacramento da Unção dos Enfermos perdoa os pecados? Garante a cura física? Pode ser ministrado aos bebês e às crianças com menos de sete anos?

00

Como sabemos, os sacramentos são como que ferramentas utilizadas por Jesus Cristo para fazer com que o homem se aproxime ainda mais da filiação divina. Ao longo de sua vida, o fiel pode utilizar-se de vários meios para alcançar a santidade e, para o momento final, Nosso Senhor deixou aquele conhecido atualmente como "Unção dos Enfermos", o objeto de nosso estudo nesta aula.

Na aula passada, vimos que tal sacramento está fundamentado na Carta de São Tiago (5, 14-15) e sua função, diz o Catecismo, é "conferir uma graça especial ao cristão que está passando pelas dificuldades inerentes ao estado de enfermidade grave ou de velhice. (...) O tempo oportuno para receber a sagrada unção é certamente aquele em que o fiel começa a encontrar-se em perigo de morte devido à doença ou à velhice." (1527)

A clareza desse parágrafo se justifica porque durante muito tempo - quando ainda era chamado de "Extrema-unção" - esse sacramento era administrado àqueles que estavam agonizando. Por isso havia, por parte dos fiéis, um receio de recebê-lo, pois isso significava que estavam às portas da morte. Como esta não é a sua única finalidade, a Igreja achou por bem redesigná-lo...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos