Após entender a importância de cultivar em nós mesmos a virtude da penitência, já que é ela o que manterá vivos os frutos do sacramento da Penitência, é hora de compreender a sua grandeza.
É verdade que somente Deus pode perdoar os pecados, inclusive esta é uma das grandes objeções que se faz ao sacramento da Confissão. No entanto, lembremos que até mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo escandalizou a muitos justamente ao perdoar os pecados, como fez com o paralítico:
Alguns dias depois, Jesus entrou novamente em Cafarnaum e souberam que ele estava em casa. Reuniu-se uma tal multidão, que não podiam encontrar lugar nem mesmo junto à porta. E ele os instruía. Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. Como não pudessem apresentar-lho por causa da multidão, descobriram o teto por cima do lugar onde Jesus se achava e, por uma abertura, desceram o leito em que jazia o paralítico. Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: "Filho, perdoados te são os pecados." Ora, estavam ali sentados alguns escribas, que diziam uns aos outros: "Como pode este homem falar assim? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão Deus?" Mas Jesus, penetrando logo com seu...