CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

O Sacramento da Penitência

Quem pode perdoar os pecados? O que é necessário ao pecador para receber o sacramento da Penitência? O que é a contrição perfeita e como alcançá-la? Entenda melhor todas essas questões na aula sobre o sacramento da Penitência.

15

Após entender a importância de cultivar em nós mesmos a virtude da penitência, já que é ela o que manterá vivos os frutos do sacramento da Penitência, é hora de compreender a sua grandeza.

É verdade que somente Deus pode perdoar os pecados, inclusive esta é uma das grandes objeções que se faz ao sacramento da Confissão. No entanto, lembremos que até mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo escandalizou a muitos justamente ao perdoar os pecados, como fez com o paralítico:

Alguns dias depois, Jesus entrou novamente em Cafarnaum e souberam que ele estava em casa. Reuniu-se uma tal multidão, que não podiam encontrar lugar nem mesmo junto à porta. E ele os instruía. Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. Como não pudessem apresentar-lho por causa da multidão, descobriram o teto por cima do lugar onde Jesus se achava e, por uma abertura, desceram o leito em que jazia o paralítico. Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: "Filho, perdoados te são os pecados." Ora, estavam ali sentados alguns escribas, que diziam uns aos outros: "Como pode este homem falar assim? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão Deus?" Mas Jesus, penetrando logo com seu...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos