CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

Os sacramentos da iniciação cristã

A Igreja chama de “sacramentos da iniciação cristã” o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia. Nesta aula, Padre Paulo Ricardo fala sobre eles e, de modo especial, do Batismo, porta de entrada para todos os outros.

16

A Igreja Católica traz em si mesma diversas tradições litúrgicas, separadas em duas grandes "famílias": a Oriental (gregos) e a Ocidental (latinos).

A liturgia latina possui diversos ritos: ambrosiano, moçarábico, cartuxos, etc. Aos poucos, tais ritos tomaram a direção do rito romano, pois ele exerceu uma influência muito grande na maneira de se celebrar. Desta forma, pode-se dizer que a maioria das pessoas no Brasil são católicos "romanos".

Embora exista diversidade de ritos, todos eles seguem o mesmo esquema, o que denota que há uma estrutura oriunda da tradição apostólica, dos primeiros padres da Igreja.

Liturgia não se faz, se recebe. E uma das grandes queixas com relação à reforma litúrgica do Concílio Vaticano II é de que justamente foi criada uma mentalidade em que as pessoas devem "fazer" a liturgia. Nada mais errôneo. Diz o Catecismo:

As diversas tradições litúrgicas (ou ritos), legitimamente reconhecidas por significarem e comunicarem o mesmo mistério de Cristo, manifestam a catolicidade da Igreja. O critério que garante a unidade na pluralidade das tradições litúrgicas é a fidelidade à Tradição apostólica, isto é, a...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos