Artigos
Por que tanta pompa para o Papa?
Os não-crentes perguntam por curiosidade, e os protestantes por desdém: se o Papa é “um humilde servo de Deus e dos irmãos”, como declarou o próprio Leão XIV, qual a razão de tanta pompa, tantas cerimônias, tanta ostentação?
Um galo para acordar o Papa, e também a nós!
O galo desperta aqueles que dormem — assim como despertou o primeiro Papa. E alerta-nos para a fragilidade lamentável da natureza humana: sempre pronta para o pecado e, por isso mesmo, sempre necessitada da misericórdia de Deus.
O Papa Leão XIV e Nossa Senhora
Todo sucessor de São Pedro deve ser um profundo devoto de Nossa Senhora. Por isso, a expressão “Papa mariano” devia ser até mesmo uma redundância. Mas, em tão poucos dias de pontificado, certos sinais ao redor de Leão XIV chamam-nos mais a atenção.
Como o Papa, sejamos homens de oração!
Antes de ser uma personalidade pública, e, hoje, o líder espiritual de milhões de católicos no mundo inteiro, o Papa deve ser um homem de oração — um homem que, antes mesmo de aparecer diante dos outros, não se furta ao contato íntimo com Deus.
Leão XIV, um “filho de Santo Agostinho”
Pela Ordem a que pertence, pelas frases que cita a todo o momento, e, agora, também pelas relíquias que traz em sua cruz peitoral, já está bem claro: o Papa Leão XIV é de fato, como ele mesmo confessou, um “filho de Santo Agostinho”.
Primeira homilia do Papa Leão XIV
“Jesus é o único Salvador e aquele que nos revela o rosto do Pai”. Com essa confirmação de uma verdade de fé, o Papa Leão XIV iniciou sua primeira homilia, na Santa Missa “Pro Ecclesia” com os cardeais eleitores, realizada na manhã desta sexta-feira, 9 de maio de 2025.
Habemus Papam: Leonem XIV!
O Cardeal Dominique Mamberti, protodiácono, acaba de proclamar “uma grande alegria”: foi eleito para o sólio pontifício o Cardeal Prevost, o qual a partir de hoje passa a chamar-se Leão XIV. Já temos um Papa!
“O amor de Cristo nos uniu!”
Se algo refulge na Igreja em dias como estes, é a unidade que lhe é própria. Voltados para a Cidade Eterna, católicos do mundo inteiro se unem em oração pela alma do Pontífice falecido, em ansiosa expectativa pela eleição do próximo Papa.
A alma do Papa está viva!
Nestes dias, a Igreja celebra o funeral de seu pastor e reza por sua alma. Mas não esmorece na fé: para os que creem em Cristo, “a vida não é tirada, mas transformada”. Afinal, nós cremos na vida eterna. E, para o Papa Francisco, ela já começou.
O primeiro Papa a mudar de nome
No princípio, os Papas não mudavam de nome. Até que escolheram para o cargo um homem com nome de deus pagão: Mercúrio — que tornou-se João II. Era o ano 533. Cinco séculos antes, no entanto, outro Papa teve o seu nome mudado primeiro…
O que este Cardeal estava olhando?
Do alto da Basílica de São Pedro, enquanto Bento XVI era apresentado ao orbe, em 2005, o Cardeal Francis George, dos EUA, fitava algo à sua frente, bastante concentrado. O prelado revelou depois o que lhe ocupava os pensamentos...
Descanse em paz, Papa Francisco
Após 12 anos do pontificado de Francisco, a Igreja Católica perde mais um sucessor de Pedro.
O milagre eucarístico por trás de uma obra de arte
“A Missa de São Gregório” lembra ao cristão que Deus continua a agir na história, tanto nas mãos do Papa mais santo como nas do mais humilde sacerdote, transformando a carne de Jesus Cristo em alimento para a vida do mundo.
Não, protestantes: a Igreja de Cristo não é invisível!
Assim como os reinos terrestres são mostrados como que com o dedo, assim nós mostramos a Igreja, não só materialmente, na medida em que são vistos os seus membros, mas precisamente enquanto assembleia e verdadeira sociedade de fiéis.
Ela viu Santa Teresinha e ajudou a converter Madre Angélica!
Mística, estigmatizada e vidente de Santa Teresinha, Rhoda Wise contribuiu para a conversão de inúmeras almas nos Estados Unidos. A mais famosa delas foi Madre Angélica, a fundadora da rede católica EWTN. Conheça a história desta serva de Deus.
Uma lição da Nigéria para o mundo católico
Apesar da extrema pobreza e da grande perseguição à fé cristã, a Nigéria vive uma “explosão vocacional” impressionante, sendo o lugar onde os católicos mais participam da Missa aos domingos. O que podemos aprender com os católicos nigerianos?
O artifício de Satanás para desacreditar a Igreja
Como ladrões em uma multidão escapam fazendo alarde, Satanás espalhou pelo mundo que a Igreja Católica não é obra de Deus, mas dele mesmo; e os homens, em sua simplicidade, fogem de Cristo como se fosse o diabo, e correm para seus braços como se ele fosse o Cristo.
Era assim a Sexta-feira da Paixão…
A igreja conservava as portas cerradas em sinal de dó, o interior era sombrio, e os sacerdotes, aparecendo da sacristia, tomavam o altar-mor: o ofício da Paixão começava abrupto. A adoração da cruz… o bispo e o cabido faziam prosternados.
Era assim a Quinta-feira de Lava-Pés…
O que se passava na quinta e sexta-feira santa no seio das famílias era de uma simplicidade primitiva e tocante. “Porque Nosso Senhor estava doente”, a casa não se varria, os escravos não trabalhavam, os meninos não faziam bulha.
“Católicos de Cinzas”: o que eles têm a nos ensinar?
Muitos dizem que temas negativos afastam o homem moderno da Igreja. Mas celebrações como a Quarta de Cinzas e o Domingo de Ramos põem em xeque esses temores: as igrejas praticamente lotam, às vezes até mais que na Páscoa ou no Natal…