Artigos
Jesus não está mais na Cruz?
“Jesus não está mais na Cruz”, dizem muitos protestantes. “Por que seguir usando o símbolo no qual Ele foi torturado e morreu de forma tão atroz?” — A resposta está no próprio Evangelho, e na vida de São Pedro e São Paulo, colunas da Igreja.
Um ladrão que nos ensina a ter fé
Aos olhos da turba incrédula, morriam no Calvário três iguais, três criminosos, três desgraçados. Dimas porém vislumbrou, naquele corpo flagelado, naquela cabeça coberta de espinhos, naqueles pés e mãos cravejados, os nobres membros de um rei.
O dia que Jesus recebeu 100% do DNA de Maria
Quando o Verbo se fez carne, esta veio inteiramente da carne de Maria. Para colocar em termos modernos, 100% do DNA de Jesus Cristo veio de Nossa Senhora. Acompanhe esta reflexão sobre as antigas orações litúrgicas para a festa da Anunciação do Senhor.
São Gabriel, o anjo que anunciou a Maria
Durante quase 50 anos, a liturgia romana celebrou São Gabriel no dia 24 de março, véspera da Anunciação. Bento XV foi quem designou uma festa só para ele, visando o “incremento da piedade e da união à Sagrada Família”. Conheça, pois, a missão deste Santo Arcanjo.
“Dia de ira, aquele dia”
Conheça uma versão literária do “Dies Irae”, poema latino usado durante séculos, na liturgia católica, como sequência para a Missa de defuntos. O autor da tradução é um dos grandes poetas do Simbolismo brasileiro: Alphonsus de Guimaraens.
Da morte súbita e imprevista, livrai-nos, Senhor!
Se fizéssemos uma pesquisa, ou perguntássemos a esmo aos católicos na saída da Missa de domingo: “De que forma você gostaria de morrer?”, a resposta mais frequente seria uma morte rápida e repentina — justamente o pesadelo dos católicos de outrora.
Uma Quaresma com Bilbo Bolseiro
O que Bilbo Bolseiro tem a ver com o período penitencial da Quaresma? O que uma pequena criatura de um conto de fadas, de uma obra literária de fantasia, tem a ver com os pormenores da penitência, ou com o jejum e a oração?
Como devemos ouvir a Palavra de Deus?
Ao ouvir as leituras na Missa, não se sente no banco da igreja com os braços esticados e as pernas cruzadas, como se a Palavra de Deus fosse proclamada para entretê-lo ou saciar a sua curiosidade. Ela tem a ver com você e com o Deus que salva você.
Quando desmontar o presépio de Natal?
Acontece todo ano: vem a Epifania e todo o mundo começa a desmontar as decorações de Natal. Os Magos são quase como aqueles convidados de última hora, que recebemos muito a contragosto e que já queremos mandar embora o quanto antes…
Sobre a honra e suas armadilhas
A honra aos sacerdotes tem o seu lugar. Devemos amar e estimar os nossos pastores. Mas facilmente as pessoas em posição de autoridade se prendem à necessidade de ser honradas e estimadas pelo mundo. São as armadilhas da honra.
Uma meditação sobre Jesus Transfigurado
Tendo predito sua Paixão e Morte, Nosso Senhor quis mostrar aos Apóstolos a glória e majestade com que voltará no fim do mundo, para os animar e confortar nas tristezas presentes e futuras. Eis o que celebramos na Transfiguração.
A graça do Matrimônio reconhecida por um casal
Conversei outro dia com um casal recém-casado, que falava sobre as diferenças entre a forma como eles e seus amigos se casaram. Esse casal não vivera junto antes de contrair matrimônio e havia se casado no seio da Igreja. Eis o que eles falaram.
“Salve, ó chagas de Cristo”
“Repleto de conceitos vigorosos”, este belo hino ao Preciosíssimo Sangue, retirado do antigo Breviário Romano, “constitui uma profunda meditação sobre os mais terríveis sofrimentos de Jesus, o qual derramou por nós todo o seu sangue”.
O que Cristo fez na mansão dos mortos?
Acerca do modo como Cristo tirou do Limbo os Patriarcas que lá estavam, os Evangelhos não o explicam abertamente. Mas a Legenda Áurea recolhe trechos curiosos de um sermão de Santo Agostinho e do evangelho apócrifo de Nicodemos, que vale a pena conhecer.
Uma peregrinação quaresmal com Frodo Bolseiro
Será que um hobbit tem alguma coisa a ver com o hábito de jejuar? Será que a viagem de Frodo é um reflexo da nossa própria jornada quaresmal até os pés da Cruz? Será que “O Senhor dos Anéis” é uma obra fundamentalmente religiosa e católica?
Como tirar proveito da Missa e do Ofício Divino?
É de grande importância e utilidade saber o modo de aproveitar espiritualmente e de haurir ao máximo os frutos da Missa e do Ofício Divino, especialmente por fazerem parte da rotina dos sacerdotes, de religiosos e de muitos católicos piedosos. Daí este texto.
“Pecador, agora é tempo”. Não amanhã!
Neste belo canto popular, previsto especialmente para a Quarta-feira de Cinzas, meditemos juntos sobre a fuga do pecado, a proximidade da morte e a necessidade que temos, especialmente agora, na Quaresma, de fazer penitência e mudar de vida.
Os ícones sagrados e o “ruído visual” de nossa época
O hiper-realismo da tecnologia de vídeo levou à irrealidade e à neutralização do campo visual. Tudo é “projetado” para ser consumido. Os ícones sagrados não são projetados e não podem ser consumidos. São escritos para a nossa purificação, iluminação e união com Deus.