Artigos

Lutando contra a hidra dos maus pensamentos
Para inspirar os fiéis no tempo da Quaresma, a Igreja antecipa neste domingo a glória da Páscoa evocando a Transfiguração do Senhor. E propõe-nos à meditação uma bela oração, pedindo a Deus que purifique “a nossa mente dos pensamentos perversos”.

“Case-se com um homem capaz de jejuar”
Um monge aconselhava às mulheres que queriam casar: “Case com um homem capaz de jejuar”. Eis uma exigência interessante na hora de procurar um esposo. A princípio, poderíamos julgar que, certamente, qualquer um pode jejuar. Mas há jejuns e jejuns…

Como brinquedos nas mãos do Menino Jesus
Na Epifania, os Três Reis Magos que visitam o Menino Jesus trazem-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E nós, o que daremos de presente ao divino Infante? Que tal um brinquedo, já que as crianças gostam tanto deles?

Ou o pinheiro de Natal, ou o carvalho de Thor
Assim como São Bonifácio ao destruir o carvalho de Thor e legar-nos a árvore de Natal, também nós temos de escolher: ou desferimos a Cruz de Cristo contra o machado do paganismo, ou cedemos ao medo mundano e aos sacrifícios humanos de nossa época.

Estamos vivendo em tempos apocalípticos?
A geração menos alerta, menos capaz de reconhecer o que está acontecendo, talvez até a geração mais confortável e confiante, será aquela em que o espírito do Anticristo se manifestará plenamente. É a nossa, então, a geração predita há tanto tempo?

Quem é a viúva insistente do Evangelho?
O drama de tribunal é uma imagem comum nas Escrituras e uma parte profunda da imaginação litúrgica católica. Na viúva insistente do Evangelho, os Santos Padres vêem a própria Igreja com suas orações. Seus adversários são o mundo, a carne e o demônio.

A democracia que condenou Jesus
Lavando as mãos, Pôncio Pilatos tenta se esquivar de toda responsabilidade pela morte de Cristo. Daí em diante passa a valer o princípio democrático: a decisão, que era só sua, é agora a de um povo louco, enfurecido e manipulado pelas autoridades judaicas.

Tu te tornaste um completo sem-vergonha!
“É que tenho vergonha”. Miserável! Quando pecaste, não tiveste vergonha, mas quando deves fazer penitência para te salvares, aí a tens? Quando te deitaste com a meretriz e fizeste uma obra má, não te envergonhaste, e agora te envergonhas?

Viver escondido, como Nossa Senhora
Depois do nascimento de Jesus, nenhum nascimento foi tão importante aos olhos de Deus, nem tão importante para o bem da humanidade, como o de Maria. No entanto este nascimento permanece completamente na obscuridade…

O desastre das teorias de gênero
As teorias de gênero são insatisfatórias na melhor das hipóteses e quase sempre desastrosas, porque, longe de apaziguar o descontentamento humano consigo mesmo, só o agigantam, até o ponto de transformá-lo em infelicidade irrevogável.

O poder exorcístico da Palavra de Deus
O contato contínuo com a Palavra de Deus faz efeito com o passar do tempo e expulsa muitos espíritos malignos que nos atacam e nos tentam com pensamentos pecaminosos e mundanos. Portanto, a santa Palavra de Deus tem um caráter exorcístico.

A Missa sacrílega
Quando um padre fora da graça de Deus pronuncia as palavras da consagração, ele escarra, por assim dizer, no rosto de Jesus Cristo; e quando recebe na sua boca indigna o corpo adorável do Salvador, é como se o lançasse na lama.

Os estigmas do Padre Pio à luz da história da Igreja
Com os seus estigmas, o Padre Pio recorda ao homem do Terceiro Milênio, transtornado pelas miragens do progresso científico e tecnológico, que o Calvário ainda continua a ser o único viático misterioso para alcançar a salvação total.

Dez razões para adotar a prática da Hora Santa
“Então não pudestes vigiar uma hora comigo?” A pergunta foi feita a três dos Apóstolos, quando Jesus estava em agonia no Horto das Oliveiras. Mas também é feita a cada um de nós, que perambulamos por este vale de lágrimas…

“Ó Deus, fortaleza dos que esperam em Vós”
“Ó Deus, fortaleza dos que esperam em Vós, atendei propício às nossas invocações e, como sem Vós nada pode a fraqueza humana, dai-nos o auxílio da vossa graça, para que no cumprimento dos vossos mandamentos vos sejamos agradáveis por vontade e por obras”.

São José e a Santa Eucaristia
Durante os anos de sua vida oculta, antes de dar início a seu ministério público e antes de São José adormecer em Deus, teria Jesus revelado a seu pai o desejo de instituir a Sagrada Eucaristia?

E se Jesus Cristo aparecesse em sua paróquia?
Querido pai, querida mãe, imagine o seguinte: e se começassem a circular em todas as redes sociais e canais de TV notícias de que Jesus Cristo apareceu em sua paróquia? O que você e sua família fariam?

Quem não mortifica o corpo, põe em risco a própria alma!
Deus nos concedeu as alegrias deste mundo, não só para que delas gozemos, mas também para que tenhamos ocasião de lhe oferecer um sacrifício, privando-nos delas por seu amor. É o que nos ensinam sobretudo os santos, com as penitências que faziam.