Artigos
Nove canções para o seu Natal
Eis aqui uma seleção de nove hinos para o seu Natal, oriundos das mais diversas culturas e adaptados às mais diversas línguas, todas celebrando este evento portentoso que é o nascimento, na carne, do Filho eterno de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Coisas santas da Sexta-feira Santa
Não é à toa que chamamos de “santa” a Sexta-feira da Paixão de Cristo. O dia em que o Santo dos Santos se entregou por nós, e a comemoração que a Igreja faz todos os anos dessa entrega, criaram uma abundância de coisas “santas”, pequenas e grandes. Conheça algumas.
“Pecador, agora é tempo”. Não amanhã!
Neste belo canto popular, previsto especialmente para a Quarta-feira de Cinzas, meditemos juntos sobre a fuga do pecado, a proximidade da morte e a necessidade que temos, especialmente agora, na Quaresma, de fazer penitência e mudar de vida.
Um hino à Medianeira de Todas as Graças
Entenda por que não devemos ter medo de nos dirigir a Maria como “Medianeira de todas as graças”. A favor dessa invocação estão o peso dos séculos, o testemunho de gigantes da nossa fé e a piedade filial do povo católico.
Conheça e aprenda o “mais famoso dos hinos” da Igreja
Das bocas dos fiéis católicos, ressoa desde tempos imemoriais um hino, tido por não poucos como o “mais famoso” dos hinos da Igreja. Seu nome é “Veni, Creator” e este é o tempo do ano mais apropriado para entoá-lo.
O menino que está emocionando o mundo com sua voz
O menino Malakai Bayoh, de apenas 13 anos, foi a um programa britânico de calouros, cantou uma oração a Jesus em latim e sua apresentação “viralizou” na internet. Conheça a letra e a melodia que estão cativando o mundo inteiro.
Converta-se musicalmente também!
Nossa vida secular não deveria ser um compartimento estanque sem nenhuma relação com a nossa vida espiritual e litúrgica ou, pior, que pudesse competir com ela, diluí-la ou prejudicá-la. Do exterior da igreja para o interior dela, a transição deve ser suave…
A música em São Roberto Belarmino
Belarmino não foi só o “martelo” dos hereges que todos conhecemos. Em sua obra como teólogo da Contrarreforma e restaurador da liturgia, o santo cardeal também lidou com música, para a qual sempre demonstrou uma aptidão excepcional.
Um hino à Vítima Pascal
Uma vez que “Cristo, nossa Páscoa, foi imolado”, ofereçamos também nós, à Vítima Pascal, sacrifícios de louvor. É o que canta a belíssima sequência Victimæ Paschali Laudes, proclamada pela Igreja ao longo de toda a Oitava de Páscoa.
Reflexões sobre os cânticos do Tríduo Pascal
A Semana Santa é o ápice da vida cristã, tempo de conversão e de graça por excelência. Para vivê-la melhor, Padre Paulo Ricardo reflete sobre alguns textos da Liturgia da Páscoa. É o Tríduo meditado e explicado para ser vivido intensa e profundamente.
Oratório: música para edificar (e entreter também)
Voltados para as histórias da Bíblia e dos santos, os oratórios foram criados sobretudo para edificar. Mas, tendo preservado muito do apelo artístico da ópera, nem por isso eles deixam de entreter os seus espectadores.
Santas Chagas: vozes de misericórdia e flechas de beleza
A voz das chagas de Cristo ecoa por séculos de composições sacras e nos leva a uma experiência mística direta com o Jardim de Getsêmani, a Via Sacra e a cena da Crucifixão do Senhor. Confira neste texto algumas recomendações musicais para esta Quaresma.
A banda que foi “mais popular do que Jesus”
No auge do sucesso dos Beatles, John Lennon declarou, sem medo de errar: “Agora nós somos mais populares do que Jesus”. E, de certo modo, ele não estava errado… Mas qual é o preço da popularidade que o mundo dá?
O dia em que Mozart quase foi excomungado pela Igreja
O Miserere de Allegri era guardado a sete chaves pela Igreja e seu segredo era protegido com a excomunhão. Mas o jovem Mozart, em passagem por Roma, ouviu a música uma única vez e transcreveu de cor toda a composição…
O choro da salmista e a beleza da liturgia
“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?”, cantou entre lágrimas a salmista Carolina Andrade, que emocionou os católicos neste Domingo de Ramos. O ocorrido nos ajuda a redescobrir a beleza da liturgia e sua importância para nossas vidas.
O canto gregoriano ressurgirá!
O acesso ao canto gregoriano nunca foi tão fácil para aqueles que o procuram. Por isso, o grande tesouro da música litúrgica não desaparecerá; ressurgirá novamente das cinzas à medida que a Igreja recuperar a sacralidade de seu culto.
A impressionante conversão de Chopin no leito de morte
Chopin, educado desde cedo na fé católica, abandonou a casa do Pai em sua juventude e vida adulta. Porém, a graça de Deus o tocou no momento decisivo de sua vida, transformando sua morte no mais belo concerto jamais composto por ele.
Um exame de consciência litúrgico
Toda liturgia deveria ser capaz de expressar a grandeza que é pertencer à Igreja. Tudo nela deveria nos dizer ao coração: “Esta é a tua casa. Este é o teu lugar. Tudo aquilo por que tanto anseia o mais profundo de tua alma… está aqui.”