Artigos

Como é possível que Maria seja Mãe de Deus?
Embora Maria não tenha dado a Jesus a natureza divina nem sua alma humana imortal, não deixa de ser Mãe dele, pois não deu à luz um corpo, uma alma, uma natureza ou mesmo duas naturezas. Ela deu à luz uma Pessoa, e essa Pessoa é Deus.

As luminosas orações para a festa da Conceição
Por mais santos que tenham sido outros seres humanos, ainda assim eles contraíram a mancha do pecado original e foram libertos dele. Dos pobres mortais, só Maria foi preservada do pecado. Ela é única, e na festa da Imaculada nós damos graças a Deus por isso.

Viver escondido, como Nossa Senhora
Depois do nascimento de Jesus, nenhum nascimento foi tão importante aos olhos de Deus, nem tão importante para o bem da humanidade, como o de Maria. No entanto este nascimento permanece completamente na obscuridade…

Rainha poderosa, guerreira vitoriosa!
Onde Maria reina como Rainha, o Filho dela reina como Rei, pois os dois são inseparáveis no plano da salvação. Onde ela não reina, onde o reino dela é ignorado ou negado, o reino dele é obstruído, pois a própria identidade dele é obscurecida e negada.

31 de maio, aniversário de uma consagração
No dia 31 de maio de 1946, o Cardeal Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, consagrava o Brasil ao Imaculado Coração de Maria. Mas o que significou esse ato na época e o que ele significa para nós hoje?

O Filho de Deus encarnado é inseparável de sua Mãe
Quando nos tornamos mais semelhantes a Cristo, fazemo-nos também mais semelhantes a Maria. Assim como Ele sempre foi e sempre será o Filho único que repousa no seio do Pai, a partir da Encarnação Ele passou a ser o Filho da Virgem para todo o sempre.

Onde está a beleza da Pietà?
Não há como não enxergar beleza no seio doloroso da Mãe, no olhar melancólico fixo no Filho e nas mãos que o seguram e parecem dizer-nos: “Contemplai-o”. Essas duas figuras revelam aflição e sofrimento, mas também mostram que nada foi suportado em vão.

A Rússia, o Papa e o Imaculado Coração
Aqui está o que você precisa saber sobre o “Ato de Consagração ao Imaculado Coração” a ser realizado amanhã, pelo Papa Francisco e os bispos do mundo inteiro. Está prevista no texto da oração uma menção especial à Rússia.

Fátima: um triunfo profetizado ainda no século XV
No século XV, o Céu revelou a esplêndida vitória de Nossa Senhora de Fátima. Assim como a investida do Islã foi esmagada em terras lusas na época da fundação de Fátima, os “erros da Rússia” serão vencidos em nossa época.

Novena tradicional a Nossa Senhora da Conceição
Com esta antiga novena à Virgem Maria, somos chamados a meditar sobre o mistério de sua Imaculada Conceição, pedindo-lhe sobretudo que nos conserve na graça de Deus e nos faça crescer na vida de virtudes.

O segredo de Fátima do qual ninguém fala
Mais de cem anos depois das aparições de Fátima, é hora de olhar bem de perto para os dois primeiros segredos revelados por Nossa Senhora aos três pastorinhos, e dos quais, infelizmente, não queremos ouvir falar...

Por que é importante a virgindade perpétua de Maria?
Atualmente, a virgindade perpétua de Nossa Senhora é negada pela maioria dos protestantes, embora a maior parte dos reformadores defendesse essa doutrina. Mas a mãe de Jesus foi realmente virgem ao longo de toda a sua vida? E por que isso importa?

Uma relíquia única: a Santa Casa de Loreto
Por incrível que pareça, a mais santa das casas do mundo, onde viveram Jesus, Maria e José, não está na Terra Santa. Ela costumava ficar lá, sim, mas “mudou-se”, há mais de 700 anos, para a Itália. Conheça o milagre da Santa Casa de Loreto.

Se “todos pecaram”, como fica a Imaculada Conceição?
Em Adão, todos pecaram e morreram, dizem as epístolas de São Paulo. Mas, se a Santíssima Virgem Maria, como ensina a Igreja Católica, foi concebida sem a mancha do pecado original, teria se enganado o Apóstolo? Como resolver este aparente dilema?

Se Maria é imaculada, por que precisou se purificar?
Se Nossa Senhora é imaculada, pura de toda mancha de pecado, por que então ela precisou ser purificada no Templo, segundo a Lei de Moisés? Que sentido teve aquela purificação?

Pode um cientista ainda levar a sério o Milagre do Sol?
Em razão do número e da variedade de testemunhas oculares, além do choque político e eclesial que se seguiu ao evento, tudo o que sobre ele sabemos aponta para um milagre público extraordinário e com altíssimo grau de credibilidade.

Por que a Virgem de Fátima apareceu no dia 13 de cada mês?
É claro que houve um significado no fato de Nossa Senhora ter aparecido no dia 13 em Portugal. Por ora, podemos não conhecer todas as razões, mas há importantes conexões entre esse número e a história de Fátima.

A mulher que foi profetizada do Gênesis ao Apocalipse
O nascimento de Cristo foi profetizado em muitas e variadas passagens do Antigo Testamento, assim como o de São João Batista. Mas eles não foram os únicos. Também a Santíssima Virgem teve seu nascimento e existência preditos nas Escrituras.

Como os primeiros cristãos já veneravam Nossa Senhora
Os autores do Novo Testamento dedicam a maior parte de sua atenção a Jesus e seu ministério, não à mãe dele. São óbvias as razões para isso: Jesus é Deus, Maria não. Mesmo assim, encontramos reconhecimento e devoção à mãe de Jesus desde os tempos apostólicos.

Como o ataque dos protestantes a Maria desmantelou toda a sociedade
O culto a Nossa Senhora fez com que, ao longo de séculos, ficasse enraizado nas sociedades outrora cristãs um senso de humildade e de hierarquia. Até que veio o movimento protestante, com uma noção revolucionária e destruidora de igualitarismo...