Artigos
A Basílica das Neves e a história de um rei santo
A Igreja celebra hoje a dedicação da Basílica de Santa Maria Maior, erigida em Roma a partir de um notável milagre: o Monte Esquilino nevado em pleno verão. Conheça a história deste feito e também de Osvaldo, um santo rei medieval.
Sim, é cristão venerar Nossa Senhora!
As Escrituras e a Tradição, os santos e a piedade do povo atestam: Maria não só pode como deve ser honrada pelos cristãos, tanto por sua união com Jesus como por por sua santidade sem igual.
Um hino à Medianeira de Todas as Graças
Entenda por que não devemos ter medo de nos dirigir a Maria como “Medianeira de todas as graças”. A favor dessa invocação estão o peso dos séculos, o testemunho de gigantes da nossa fé e a piedade filial do povo católico.
Ladainha de Nossa Senhora das Dores
Esta ladainha à Virgem Dolorosa é atribuída ao Papa Pio VII, que a teria escrito durante seu cativeiro na França, entre 1809 e 1814, vítima de Napoleão Bonaparte. Pode ser rezada com grande fruto, especialmente em tempos ou ocasiões difíceis.
Reze o Setenário de Nossa Senhora das Dores
Com este breve “setenário”, medite sobre as tradicionais sete dores de Nossa Senhora. Esta devoção pode ser rezada a qualquer tempo, mas recomenda-se sobretudo no Tempo da Paixão e na memória da Virgem Dolorosa, a 15 de setembro.
Toda-poderosa Maria, Estrela da manhã
“É por isso que a Virgem Santíssima é chamada de poderosa — e até toda-poderosa, às vezes: porque ela possui, mais do que qualquer outra pessoa, mais do que todos os anjos e santos, essa grande e poderosa dádiva da oração.”
Um ex-protestante fala sobre a Assunção
Por que acreditar na Assunção de Nossa Senhora? Muito antes que o Papa Pio XII proclamasse este dogma de fé, um ex-protestante dava suas razões para crer nessa doutrina tão bela e já há tanto tempo defendida pelos santos. Seu nome? John Henry Newman.
Nossa Senhora, a mulher mais poderosa do mundo
A Virgem Maria está em todo lugar, e é inconfundível sua influência no mundo, se vista como um todo através da história da salvação. Ela é a obra-prima de Deus, e isso explica por que, onde floresce a devoção mariana, floresce também a cultura.
Como é possível que Maria seja Mãe de Deus?
Embora Maria não tenha dado a Jesus a natureza divina nem sua alma humana imortal, não deixa de ser Mãe dele, pois não deu à luz um corpo, uma alma, uma natureza ou mesmo duas naturezas. Ela deu à luz uma Pessoa, e essa Pessoa é Deus.
As luminosas orações para a festa da Conceição
Por mais santos que tenham sido outros seres humanos, ainda assim eles contraíram a mancha do pecado original e foram libertos dele. Dos pobres mortais, só Maria foi preservada do pecado. Ela é única, e na festa da Imaculada nós damos graças a Deus por isso.
Viver escondido, como Nossa Senhora
Depois do nascimento de Jesus, nenhum nascimento foi tão importante aos olhos de Deus, nem tão importante para o bem da humanidade, como o de Maria. No entanto este nascimento permanece completamente na obscuridade…
Rainha poderosa, guerreira vitoriosa!
Onde Maria reina como Rainha, o Filho dela reina como Rei, pois os dois são inseparáveis no plano da salvação. Onde ela não reina, onde o reino dela é ignorado ou negado, o reino dele é obstruído, pois a própria identidade dele é obscurecida e negada.
31 de maio, aniversário de uma consagração
No dia 31 de maio de 1946, o Cardeal Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, consagrava o Brasil ao Imaculado Coração de Maria. Mas o que significou esse ato na época e o que ele significa para nós hoje?
O Filho de Deus encarnado é inseparável de sua Mãe
Quando nos tornamos mais semelhantes a Cristo, fazemo-nos também mais semelhantes a Maria. Assim como Ele sempre foi e sempre será o Filho único que repousa no seio do Pai, a partir da Encarnação Ele passou a ser o Filho da Virgem para todo o sempre.
Onde está a beleza da Pietà?
Não há como não enxergar beleza no seio doloroso da Mãe, no olhar melancólico fixo no Filho e nas mãos que o seguram e parecem dizer-nos: “Contemplai-o”. Essas duas figuras revelam aflição e sofrimento, mas também mostram que nada foi suportado em vão.
A Rússia, o Papa e o Imaculado Coração
Aqui está o que você precisa saber sobre o “Ato de Consagração ao Imaculado Coração” a ser realizado amanhã, pelo Papa Francisco e os bispos do mundo inteiro. Está prevista no texto da oração uma menção especial à Rússia.
Fátima: um triunfo profetizado ainda no século XV
No século XV, o Céu revelou a esplêndida vitória de Nossa Senhora de Fátima. Assim como a investida do Islã foi esmagada em terras lusas na época da fundação de Fátima, os “erros da Rússia” serão vencidos em nossa época.
Novena tradicional a Nossa Senhora da Conceição
Com esta antiga novena à Virgem Maria, somos chamados a meditar sobre o mistério de sua Imaculada Conceição, pedindo-lhe sobretudo que nos conserve na graça de Deus e nos faça crescer na vida de virtudes.