Artigos
Esquartejado por amor a Cristo
Ele renegou a Cristo para agradar ao rei, mas, energicamente repreendido por sua mãe e sua esposa, arrependeu-se e voltou a declarar com coragem a fé cristã, sofrendo por isso um doloroso martírio por esquartejamento. Conheça a história de São Tiago Interciso.
Mártires sem a espada
Como agora não temos a oportunidade que tiveram outros, de ser martirizados por amor a Cristo, que ao menos vivamos por Ele, procurando tornar-nos “mártires sem a espada”. De que modo? Conservando sempre no espírito a verdadeira paciência.
Santa Catarina e a feiura da alma em pecado
Uma noite, enquanto dormia, Catarina sonhou com a Rainha do Céu, envolta numa admirável beleza, trazendo nos braços o seu divino Filho. Este, porém, virando-lhe o rosto com descontentamento, disse que Catarina era feia, porque não havia sido batizada…
Duas santas mártires da fé e da castidade
Santa Cecília morreu para não renunciar à verdadeira fé; Santa Maxilinda, para não quebrar um voto de castidade que havia feito a Deus. Que o mundo cristão inteiro aprenda com essas duas heroínas cristãs o valor da única e verdadeira fé, e da pureza de corpo e de alma.
Cada personagem do presépio se apresenta…
Nesta bela poesia de Dom Marcos Barbosa, cada figura do presépio se apresenta, desde São José até o Menino Jesus, falando de sua identidade e missão. Aprecie o poema e use-o para “rezar o presépio” em família, na sua casa.
Quem dá aos pobres, empresta a Deus
Com a vida de Santo Homobono, “pai dos pobres” e padroeiro dos comerciantes, aprendemos que a esmola não empobrece ninguém. Na verdade, “quem se compadece do pobre empresta ao Senhor, e Ele o recompensará pelo que fez”, como diz o provérbio bíblico.
“Felizes os perseguidos por causa da justiça”
Assim terminou a vida de Santo Engelberto, arcebispo de Colônia: como mártir pela causa da justiça. E, dos milagres que operou após a morte, um dos maiores foi suscitar o arrependimento daquele que planejara e cometera o seu assassinato. Conheça essa história.
Livrai-nos, São Leonardo, das cadeias do pecado!
Aos cativos que eram libertos graças à intercessão de São Leonardo, e que vinham até ele trazendo as suas correntes, o santo exortava que se livrassem das correntes do pecado mortal, pois este conduz ao Inferno, e desta masmorra terrível não há saída no mundo vindouro.
São Carlos Borromeu é feliz! E nós, seremos?
A promessa de Deus é que os justos serão bem-aventurados. Foi isto o que disse São Carlos Borromeu, após a morte, em aparição a um amigo seu: “Sou feliz”. Mas e você, acaso poderá dizer o mesmo? Pela graça de Deus, isso depende apenas de você, e mais ninguém.
Eles eram cristãos em segredo, até que…
Por muito tempo eles ocultaram a fé em Cristo: Marcelo no exército e Quintino no senado. Mas, um dia, o valoroso soldado precisou rejeitar a idolatria, e o político romano precisou partir como missionário, para evangelizar os pagãos. Conheça a vida destes santos homens.
Os Apóstolos só adoravam ao Deus verdadeiro. E você?
São Simão e São Judas foram levados diante de ídolos, com a ordem de lhes oferecer sacrifícios. Quando disseram, porém, adorar apenas ao Deus verdadeiro, foram ambos martirizados. E você, também pode dizer que só oferece sacrifícios ao Deus único?
O Arcanjo São Rafael, “medicina de Deus”
O nome Rafael significa “cura” ou “medicina de Deus” e mostra que esse santo anjo auxilia particularmente os doentes, seja na alma ou no corpo. Assim foi curado Tobit, na célebre história bíblica, aqui condensada para sua instrução e proveito espiritual.
João de Capistrano: um santo na guerra contra os turcos
Com um crucifixo em mãos, São João de Capistrano ia de fileira em fileira, encorajando os soldados a lutar com bravura, repetindo-lhes que era a Cristo e sua Igreja que estavam defendendo. Assim os cristãos venceram a Batalha de Belgrado contra os turcos otomanos.
Se até um urso obedece, por que você não?
São Galo ordenou a uma fera selvagem que nunca mais perturbasse ou ferisse ninguém, e o animal irracional obedeceu. Deus dá muitas ordens a você, que é dotado de razão e se diz servo do Senhor. E no entanto você não lhe obedece. Por quê?
Um só Deus! Uma só morte! Uma só alma!
Certa vez, durante um êxtase, ouviram Teresa exclamar: “Um só Deus! Uma só morte! Uma só alma!” As palavras resumem a vida desta santa, que deixou o mundo para cuidar da própria alma, morrer para as criaturas e viver unicamente pelo amor de seu Esposo divino.
A morte que despertou São Borja para a vida
Comovido com o cadáver desfigurado de sua rainha, tão bela em vida, Francisco foi para o seu quarto, prostrou-se diante do crucifixo e exclamou: “Não, meu Deus! De agora em diante não terei nenhum mestre que a morte possa tirar de mim.”
São Bruno, convertido por um cadáver
Impressionado ante o cadáver de um “bom católico”, que se levantara na igreja, dizendo-se condenado ao Inferno, São Bruno encheu-se de um temor salutar e resolveu passar o resto da vida em grande austeridade. Disso nasceram os cartuxos.
São Francisco e a graça de ser fiel até o fim
“Felizes os que perseveram até o fim no bem que começaram”, disse em seu leito de morte o Poverello de Assis. Ele é o primeiro, portanto, que deve ser considerado feliz, pois foi fiel até o fim em sua austeridade, pobreza e em todas as outras virtudes.