Artigos

Eles nos fazem companhia na Missa!
Na divina liturgia, o Céu desce à terra e os santos assistem à Missa conosco. Mas quem são os principais deles, que sobem conosco ao altar de Deus, e que a Igreja faz questão de mencionar em sua mais antiga oração eucarística: o Cânon Romano?

São João Bosco e o segredo da educação
Praticado com amor e lealdade, o método preventivo de São João Bosco dá muitos frutos, tanto para professores quanto para alunos. Com seu conhecido lema, “Dai-me almas”, o santo expressava o principal objetivo da verdadeira educação: formar verdadeiros católicos.

São Francisco Xavier, o caranguejo e a cruz
A Providência acompanhava com tanto amor a obra do ilustre apóstolo do Oriente, que Deus quis fazer, só para ele, um prodígio demonstrando o seu amor de predileção. É a famosa história do caranguejo e do crucifixo de São Francisco Xavier.

A mais famosa das Santas Catarinas
O único estado brasileiro com nome de mulher homenageia, para a maior parte dos católicos, uma ilustre desconhecida. Mas a grande mártir Santa Catarina de Alexandria já foi popular. Por que, então, quase não ouvimos mais falar dela em nossos dias?

Se eles foram santos, por que não nós?
Os santos e amigos de Cristo serviram ao Senhor “em fome e sede, em frio e nudez, em trabalhos e fadigas, em vigílias e jejuns”, em orações e santas meditações, em mil perseguições e opróbrios. E o que é a nossa vida comparada com a deles?

Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis
Foi só quando alguém me explicou que Judas era o “padroeiro das causas perdidas” que entendi sua proeminência no mercado de velas. São Judas Tadeu é a referência das pessoas que precisam de orações para uma situação aparentemente irremediável. Mas por quê?

Por que o regime comunista matou o Padre Popiełuszko?
Conheça a história do Beato Jerzy Popiełuszko, o jovem capelão do sindicato polonês “Solidariedade”, que foi sequestrado, torturado e finalmente executado pelo regime comunista da Polônia, em 19 de outubro de 1984.

Os santos de 1622
A maior canonização da história ocorreu há 400 anos, a 12 de março de 1622, quando o Papa Gregório XV elevou à honra dos altares Santo Isidoro, o Lavrador, São Francisco Xavier, Santo Inácio de Loyola, Santa Teresa d’Ávila e São Filipe Néri: todos de uma só vez.

O heroísmo da virtude nas crianças
Na Venerável Anne de Guigné e em outras tantas crianças encontramos o dom de sabedoria em grau eminente, proporcional à caridade que tiveram esses pequenos servidores de Deus, grandes pelo testemunho heroico que deram até a morte.

Jovens vadios, aprendam com o Padre Pio!
O grande Padre Pio de Pietrelcina, antes de se tornar religioso e sacerdote, precisou de horas e mais horas de estudo assíduo na juventude. Muito do que ele usou em favor da Igreja foi aprendido ali, no banquinho de madeira da sua casa…

Não adianta ser cristão só de nome!
“Trazendo o precioso nome de cristãos, de que nos servirá tão grande nome, se na realidade não o formos? Seria inútil termos nascido e ingressado na Igreja se traíssemos o Senhor e a sua graça; melhor seria não termos nascido…”

A festa litúrgica de São Roque
“Ó Deus, que prometestes a São Roque, através de uma tábua entregue a ele por vosso anjo, que quem o invocasse não seria afligido por doença alguma, concedei-nos ser livres, por seus méritos e preces, da peste que mata o corpo e a alma.”

São Domingos e o segredo do sucesso
Uma “nova evangelização” foi posta em marcha no século XIII pelos mendicantes itinerantes, e ela foi um enorme sucesso. Mas por que os filhos de São Domingos de Gusmão e São Francisco de Assis foram tão bem sucedidos em sua missão?

Conheça a festa de “São Pedro nas Cadeias”
A festa “de São Pedro nas Cadeias” comemora, a um só tempo, a libertação do primeiro Papa das mãos de Herodes, em Jerusalém; a dedicação da Basílica de San Pietro in Vincoli, em Roma; e a relíquia das correntes de ferro que o prenderam nas duas cidades.

Os mártires macabeus e um rei contrariado
Antíoco foi agraciado naquele dia. A família dos Santos Macabeus mostrou a ele a possibilidade de um caminho mais elevado. O testemunho deles indicava um novo modo de vida, um caminho de piedade, devoção e lealdade a Deus. Mas o rei tinha o coração duro…

Mortos por ódio à fé e a caminho do Brasil!
A 15 de julho de 1570 morriam, nas mãos de corsários calvinistas, quarenta membros da Companhia de Jesus, que cruzavam o Oceano Atlântico para evangelizar o Brasil. Conheça o martírio do Beato Inácio de Azevedo e de seus companheiros.

São João Fisher, São Tomás More e o Terror dos Tudor
Em junho de 1532, demonstrando uma coragem singular, João Fisher pregou em público contra os planos de Henrique VIII de se divorciar… Três anos mais tarde, tanto ele quanto Tomás More seriam executados, pelo mesmo motivo.

A última Páscoa de Santo Ubaldo
Chegou a Páscoa de 1160 e os habitantes de Gúbio não se conformavam em não ter Santo Ubaldo consigo, na Catedral, para a celebração dos Santos Mistérios. Atreveram-se então a pedir ao bispo um ato extremo de heroísmo…

A santidade de Teresa d’Ávila e a nossa
Santa Teresa d’Ávila nos ensinou que, seja a nossa vida curta ou longa, devemos decidir servir ao Senhor hoje. Então “pouco a pouco”, ela prometeu, “sem saber como, estareis no auge”. Como ela está agora, e para sempre.

Condenados a morrer no gelo
“Depois de terem o rosto pisado com pedras, num inverno rigorosíssimo”, os Quarenta Mártires de Sebaste “foram obrigados a passar a noite nus sobre um lago gelado, a céu aberto, onde os membros se lhes abriam com o frio”. Conheça a história desses heróis da fé.