Artigos

“O Ouro do Amor” e um “Cântico de Núpcias”
Eis aqui dois belos poemas sobre família, escritos por Dom Marcos Barbosa, um monge beneditino do século XX, mineiro, que também foi membro da Academia Brasileira de Letras.

Quanto de Dorian Gray havia em Oscar Wilde?
O criador de Dorian Gray foi capaz de racionalizar suas tentações ao mesmo tempo que desfrutava da “emoção” do fruto proibido. Mas no coração de Oscar Wilde, nos mais íntimos de sua consciência, que culpa o espreitava?

A perturbação de Dorian Gray
“O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde, é um impressionante reflexo de nossa atual cultura narcisista e serve como parábola a nos alertar para os perigos do orgulho e suas consequências, decadentes e destrutivas.

Uma dica literária para esta Quaresma
Na Quaresma, confrontamos a barreira que nos separa de Deus: nossos pecados. Por isso a oração, o jejum e a esmola são recomendados. Mas um livro que nos guie também pode ser útil, e o “Purgatório” de Dante é um dos melhores que conheço.

Com o que teria sonhado a esposa de Pilatos?
Um pequeno detalhe do Evangelho chamou a atenção dos teólogos e literatos ao longo dos séculos: um sonho da esposa de Pôncio Pilatos, a partir do qual ela tentou salvar Jesus da condenação à morte. Mas, afinal, com o que ela teria sonhado?

Três lições da Divina Comédia
Neste ano em que recordamos o 700.º aniversário de conclusão do maior poema cristão já escrito, vale a pena lançar um olhar sobre algumas de suas páginas e extrair daí, para nossa vida de fé, algumas preciosas lições.

O lugar dos hipócritas no Inferno de Dante
“De todos os homens maus, os maus religiosos são os piores”, pois por meio da mentira eles zombam de tudo o que é bom e profanam o que é sagrado. Mas também não há nada mais belo do que ver almas justas que lutam com fervor para se unir a Deus.

“Harry Potter me converteu”
Os livros de Harry Potter ajudaram esta mãe de família a perceber “como um antigo pecado não confessado estava emperrando” a sua vida. Conheça o seu testemunho.

Por que Tolkien disse “não” a Nárnia?
“As Crônicas de Nárnia”, escritas por C. S. Lewis, não eram uma história pela qual J. R. R. Tolkien nutrisse grande simpatia. Entenda o porquê dessa divergência literária histórica entre dois amigos.

Os heróis da Terra Média
A emoção da aventura e o desafio de se tornar um homem: eis o que jovens e adolescentes encontram no universo de J. R. R. Tolkien; eis uma razão para o grande sucesso de “O Senhor dos Anéis”.

Um paralelo entre Marx e Tolkien
Marx queria escrever ciência, mas escreveu ficção. Tolkien queria escrever ficção, mas ensinou a verdade. Era aquele, e não este, o verdadeiro alienado.

A imaginação católica de Tolkien
Nem o sucesso popular nem o reconhecimento de seus pares foram a motivação principal do trabalho de Tolkien. O que sempre inspirou o autor de “O Senhor dos Anéis” foi a sua fé católica.

Os livros de fantasia podem nos fazer mal?
“A fantasia pode, é claro, ser levada ao excesso”, e é o próprio Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis”, quem o reconhece. “Mas de que coisa humana neste mundo caído isso não é verdade?”

Tolkien e os católicos inteligentes
O catolicismo é o pai da alta cultura e não há religião no mundo que tenha entre os seus adeptos mentes tão brilhantes, que souberam converter estudo em oração, como a Igreja Católica.

A conversão de Oscar Wilde
Depois de uma juventude de homossexualidade e escândalos, o escritor inglês teria se arrependido e recebido os sacramentos da Igreja ao fim da vida.

A esperança de “Jogos Vorazes” pode salvar?
A mensagem central de Jogos Vorazes retoma o erro de uma antiga heresia cristã: o pelagianismo.

O que o autor de “O Senhor dos Anéis” pensava sobre o casamento
Carta de J. R. R. Tolkien para o seu filho Michael revela visão profundamente cristã e realista do escritor a respeito do matrimônio. “A fidelidade no casamento cristão”, ele admite, “acarreta em grande mortificação”.

21 séculos de eucatástrofes
As contrariedades do dia a dia não podem ser motivo de desânimo nem de presunção. É preciso manter-se firme, com as armas dos santos: fé e perseverança.