Artigos

Fé e liturgia: uma lição póstuma de Bento XVI
No centro da “liturgia transformada em um campo de batalha”, há uma questão de fé. É o que recorda Bento XVI em seu livro póstumo “O que é o cristianismo” — uma das últimas lições que nos quis deixar o Papa Ratzinger antes de morrer.

José do Egito na liturgia da Quaresma
Desde tempos imemoriais, a liturgia da Quaresma dá um lugar de particular destaque à história do patriarca José sendo vendido como escravo por seus irmãos. Tudo em vista da Paixão de Cristo e da interpretação que lhe deram os Padres da Igreja.

Lutando contra a hidra dos maus pensamentos
Para inspirar os fiéis no tempo da Quaresma, a Igreja antecipa neste domingo a glória da Páscoa evocando a Transfiguração do Senhor. E propõe-nos à meditação uma bela oração, pedindo a Deus que purifique “a nossa mente dos pensamentos perversos”.

Eles nos fazem companhia na Missa!
Na divina liturgia, o Céu desce à terra e os santos assistem à Missa conosco. Mas quem são os principais deles, que sobem conosco ao altar de Deus, e que a Igreja faz questão de mencionar em sua mais antiga oração eucarística: o Cânon Romano?

Septuagésima: uma Coleta desde o exílio
Se a Quaresma recorda os quarenta anos de Israel no deserto, a Septuagésima evoca os seus setenta anos de exílio na Babilônia, quando o povo escolhido sentia tantas saudades de sua terra a ponto de não conseguir entoar sequer um cântico de Sião.

A bela oração litúrgica para a Epifania do Senhor
“Ó Deus, que no dia de hoje conduzistes os gentios, por meio de uma estrela, ao conhecimento de vosso Unigênito, concedei-nos, vos rogamos, que, já vos conhecendo pela fé, sejamos levados à contemplação do esplendor de vossa majestade.”

As festas da Oitava de Natal
São antiquíssimas, nos dias 26, 27 e 28 de dezembro, as festas de Santo Estêvão, São João Evangelista e dos Santos Inocentes. Mas também é tradicional a festa da Circuncisão do Senhor, que até alguns anos atrás se celebrava todo 1.º de janeiro, na Oitava de Natal.

As luminosas orações para a festa da Conceição
Por mais santos que tenham sido outros seres humanos, ainda assim eles contraíram a mancha do pecado original e foram libertos dele. Dos pobres mortais, só Maria foi preservada do pecado. Ela é única, e na festa da Imaculada nós damos graças a Deus por isso.

A Septuagésima do Natal
Assim como a Quaresma antecede a Páscoa, também no final do ano a Igreja prepara o Natal com um tempo específico: o Advento. Mas antes dele a festa de Cristo Rei e a última semana do ano litúrgico já nos põem em ansiedade pela vinda de Jesus.

A mais famosa das Santas Catarinas
O único estado brasileiro com nome de mulher homenageia, para a maior parte dos católicos, uma ilustre desconhecida. Mas a grande mártir Santa Catarina de Alexandria já foi popular. Por que, então, quase não ouvimos mais falar dela em nossos dias?

Converta-se musicalmente também!
Nossa vida secular não deveria ser um compartimento estanque sem nenhuma relação com a nossa vida espiritual e litúrgica ou, pior, que pudesse competir com ela, diluí-la ou prejudicá-la. Do exterior da igreja para o interior dela, a transição deve ser suave…

A liturgia romana e sua “nobre simplicidade”
Comparado a outros ritos históricos, como os orientais, complexos e suntuosos, o rito romano é bastante simples. Mas isso não deve ser confundido com uma “pobreza litúrgica” mal-entendida, que pode levar à ruína da solenidade.

Anjos: companheiros de adoração na liturgia celeste
Em nossa peregrinação, eles são nossos guardiões e guias; no bendito destino que nos aguarda, serão nossos companheiros. Confira esta catequese sobre os santos anjos de Deus e aumente sua devoção a esses espíritos bem-aventurados.

O dia de São Miguel
Dedicado hoje aos três arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael, antes o dia 29 de setembro era reservado só ao príncipe das milícias celestes. Mas a honra que tributamos a São Miguel Arcanjo transborda, na verdade, para todos os anjos de Deus.

A não ser pelo jejum e a oração
“Certos espíritos, entre os mais violentos demônios, não são expulsos dos corpos possessos por ordem nenhuma dos exorcistas, mas apenas à força de jejuns e orações… É portanto agradável a Deus, e terrível para o diabo, a oração de quem jejua”.

A festa litúrgica de São Roque
“Ó Deus, que prometestes a São Roque, através de uma tábua entregue a ele por vosso anjo, que quem o invocasse não seria afligido por doença alguma, concedei-nos ser livres, por seus méritos e preces, da peste que mata o corpo e a alma.”

Conheça a festa de “São Pedro nas Cadeias”
A festa “de São Pedro nas Cadeias” comemora, a um só tempo, a libertação do primeiro Papa das mãos de Herodes, em Jerusalém; a dedicação da Basílica de San Pietro in Vincoli, em Roma; e a relíquia das correntes de ferro que o prenderam nas duas cidades.

Um tesouro litúrgico esquecido: o Coração Eucarístico de Jesus
Após a solenidade de Corpus Christi em uma semana e a do Sagrado Coração de Jesus em outra, agora a Igreja propõe à nossa meditação uma espécie de síntese das duas festas: o Coração Eucarístico de Jesus!

“Ó Deus, fortaleza dos que esperam em Vós”
“Ó Deus, fortaleza dos que esperam em Vós, atendei propício às nossas invocações e, como sem Vós nada pode a fraqueza humana, dai-nos o auxílio da vossa graça, para que no cumprimento dos vossos mandamentos vos sejamos agradáveis por vontade e por obras”.