Artigos
Novena da Assunção de Nossa Senhora
Textos breves para meditar sobre a Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria, nos dias que precedem esta grande solenidade do mês de agosto. No Brasil, sua celebração é transferida para o domingo seguinte ao dia 15 de agosto.
Como o amor a Nossa Senhora influenciou a obra de Tolkien
Onde é que o autor de “O Senhor dos Anéis” buscava inspiração para criar as figuras femininas luminosas e celestiais, belas e sábias, puras e angelicais de seus livros? Tolkien confessou, certa vez, que toda a sua “percepção de beleza” baseava-se em Nossa Senhora.
Leia “Ortodoxia” e surpreenda-se!
Desde que Pascal morrera, em 1670, não havia nada que igualasse a beleza e a persuasão de seus “Pensamentos”, uma obra-prima da apologética cristã. Até que Chesterton nos deu seu livro “Ortodoxia”. Abra-o num capítulo qualquer e deixe-se surpreender.
Cristo Jesus revela o homem ao próprio homem
Se os seres humanos quiserem compreender a si mesmos, devem tomar Jesus por modelo. É nele que vemos como o homem deveria ser: obediente ao Pai. Eis um elemento central da antropologia teológica de São João Paulo II, que vale a pena recordar.
A “irmã pobre” dos pecados capitais
Às vezes, a gula parece ser o “irmão pobre” dos pecados capitais. Quase ninguém o leva a sério. No entanto, trata-se de um dos pecados mortais e veniais mais frequentes, apesar de muitas vezes aqueles que nele caem nem sequer o considerarem um pecado.
As três vias da devastação capitalista
Segundo Chesterton, o capitalismo não é apenas uma forma de organização econômica, mas também (e sobretudo) um projeto de devastação antropológica. E são três as vias que o capitalismo utiliza em seu trabalho corrosivo de destruir os laços humanos. Conheça-as.
Vem aí “Ferro e Fogo”, nosso novo curso!
Ocasiões especiais pedem conteúdos também especiais. Por isso, vem aí o nosso próximo lançamento, “Ferro e Fogo”, um marco comemorativo dos 1.700 anos do Concílio de Niceia e das quase duas décadas de nosso apostolado na internet.
Sê corajoso e porta-te como homem!
Sempre que me sinto desanimado com o nosso mundo frio, que parece estar em constante queda livre, volto a ler “O Senhor dos Anéis”. A obra-prima de Tolkien é um remédio contra o desespero e serve como um poderoso lembrete do triunfo definitivo do bem.
São Bernardo: uma nova aurora para a Igreja
Há momentos na história em que os tambores devem rufar, os címbalos tocar, as trombetas soar e os holofotes iluminar um acontecimento ou uma pessoa particularmente importante. Foi exatamente assim no século XII, com São Bernardo de Claraval.
Por que os governos modernos tendem a ser ateus?
É difícil não nos perguntarmos por que os governos modernos tendem a ser mais ateus que seus povos. Por que tanta animosidade contra a Igreja, que mal conseguem dissimular? E por que demonstram tanta aversão à família?
Uma conversão que poderia não ter sido
O Beato Nicolau Stensen, nascido protestante, converteu-se à fé católica depois de ver uma procissão de Corpus Christi, no ano de 1666. Se vivesse hoje, e visse como é banalizado o Santíssimo Sacramento, que diria ele? E, sobretudo: acaso se converteria?
A pulseira preciosa
Hesitei por um momento antes de remover o laço cor de rosa. Abri lentamente e deparei uma linda pulseira de prata. Mas não era uma pulseira qualquer. Era uma pulseira com berloques. E não eram berloques quaisquer. Eram pedras preciosas…
Um bom exemplo para compreender o valor inestimável da Missa
A Missa é uma espécie de “máquina do tempo” para voltar ao passado e colocar-nos de fato aos pés da Cruz de Cristo, no Calvário. Quando compreendemos isto, fica claro: não é possível viver plenamente a experiência cristã sem fazer isso pelo menos uma vez na semana.
Foi o Papa uma invenção da Igreja?
Para responder à visão protestante da história, olhemos para a Igreja primitiva e examinemos os fatos. Acaso Jesus concebera um papado monárquico? Em seus primórdios, era a Igreja descentralizada e congregacional, vindo a tornar-se hierárquica só com Constantino?
É 2025 e a Igreja segue mais viva do que nunca. Como explicar?
Enquanto as pessoas continuarem a fazer perguntas fundamentais, a mensagem católica continuará a emergir como uma resposta que garante a relevância e a sobrevivência contínuas da Igreja. Mesmo que muitos já a considerem morta.
Quando o karatê se torna uma escola de vida religiosa
Conheça a história de Elena Tuccitto, a karateca e campeã mundial que entrou para a vida religiosa: “Começou dentro de mim uma busca, um vazio novo que exigia uma resposta diferente. Sentia a necessidade de concentrar-me. De escutar.”
Três de cada quatro famílias europeias não têm filhos
De acordo com dados publicados neste mês, somente 23,6% dos lares da União Europeia têm pelo menos um menor de idade. Os 76,4% restantes têm apenas adultos. E nas famílias com filhos, quase metade delas têm apenas um. É a Europa a caminho do abismo.
O que importa na hora da morte?
Fomos todos hoje surpreendidos pela trágica morte de Diogo Jota, jogador do Liverpool. Num momento desses, sabemos, não há palavras de consolo. Mas a morte tem o condão de nos tirar do estupor do dia a dia e nos colocar circunspectos, meditativos. Meditemos então.
Seis conselhos práticos para fazer uma visita diária a Jesus
A visita ao Santíssimo Sacramento é uma oração que se faz diante da Eucaristia, quando guardada no sacrário. É um momento de recolhimento e comunhão íntima com Jesus sacramentado. Eis aqui alguns conselhos práticos para fazê-la bem.