CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Próxima Como Deus quer que sejamos felizes?Catequese para Adultos
Cancelar
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Catequese para Adultos

Por que estamos neste mundo?

Toda boa catequese deveria começar pela pergunta mais fundamental de todas: por que, afinal de contas, estamos neste mundo?

É só com uma resposta adequada a esta dúvida mais do que inquietante que poderemos entender por que o Catecismo da Igreja está articulado em torno dos quatro pilares da vida cristã: a fé, os Mandamentos, a graça sacramental e a oração.

3944

A primeira pergunta que nos deveríamos fazer no início de uma catequese, quer como catequistas, quer como catequizandos, é a seguinte: qual é, afinal de contas, a finalidade do Catecismo? Pois sem uma clara noção do fim a que queremos chegar, de nada nos adiantarão os meios, por mais sofisticados e bem pensados que sejam. E é precisamente aí, nessa falta de clareza quanto à meta que desejamos alcançar, que está a razão por que as nossas catequeses parecem dar tão pouco ou nenhum resultado. Nesse sentido, toda preocupação por questões de método que prescinda de uma resposta adequada à pergunta pelo fim não passará, se assim podemos dizer, de pura “cosmética”, de algo acessório e menos do que secundário.

Eis porque, no início de uma boa catequese, devemos perguntar-nos antes de tudo pelo motivo último de nossa existência. O que é, trocando em miúdos, que viemos fazer neste mundo? Qual o sentido e, portanto, a finalidade da nossa vida? A resposta a esta inquietante dúvida, que vem atormentando o espírito humano desde as suas origens, a fé católica no-la dá sem rodeios e com uma validez universal. Nós viemos ao mundo para, através do amor, chegarmos um dia a unir-nos a Deus na felicidade eterna do céu. Fomos criados, noutras palavras, para ser felizes, e essa felicidade consiste em possuir, para sempre e sem medo de perdê-lo, o maior bem que há e pode haver: Deus mesmo.

O homem, com efeito, é uma tarefa por fazer, um projeto a completar-se. Não somos como os outros animais, que, apenas nascem, têm tudo aquilo de que precisam para ser o que são. De fato, não se tem notícia de nenhum cachorro que numa fresca manhã, cansado de roer osso, se tenha parado a pensar no propósito da vida, inquieto por saber se não haveria coisas maiores e mais nobres do que passar os dias deitado com a barriga virada para o sol. A uma vaca lhe basta, pois, o seu pasto, e ela não tem razão alguma para perturbar-se nem com o futuro nem com o que pensa o resto do rebanho.

O homem, porém, ainda que possua todo o necessário a uma vida cômoda e bem resolvida, nunca está satisfeito; parece-lhe sempre faltar algo, algo que lhe exige ação, que o faz mover-se em busca de outros bens além daqueles de que já desfruta. Palpita dentro de nós esse desejo de uma felicidade perfeita e adequada à nossa natureza humana, e é na medida em que nos aproximam dessa felicidade que esta ou aquela ação, esta ou aquela coisa podem considerar-se bens. A palavra bem, nesse sentido, refere-se a uma realidade objetiva, ou seja, àquilo que, sendo conveniente ao nosso modo humano de ser (o bem da vaca, com efeito, não é o bem do homem), contribui para a nossa plena realização como seres humanos.

Mas como o desejo de uma felicidade perfeita e infinita não pode ser satisfeito com bens imperfeitos e finitos, somente em Deus, nosso Sumo Bem, seremos verdadeiramente saciados. Uma vida repleta de prazeres e facilidades a que sucedesse a eternidade do inferno seria, é claro, um retumbante fracasso, seria uma vida malograda, em que ficamos, como bobos, à beira do caminho, esquecidos de que o ponto de chegada não está aqui — está no céu, na outra vida. O motivo por que o homem está neste mundo, portanto, é para amar e servir a Deus e depois, na felicidade do céu, estar eternamente unido a Ele como ao Bem sumo e perfeitíssimo.

O problema agora consiste em saber como e por que meios alcançaremos esse fim. Ora, se existimos para nos unir a Deus, por um lado, e a união é efeito do amor, por outro, segue-se que a primeira coisa que nos compete fazer é conhecer a Deus com a maior profundidade possível. De fato, ninguém ama aquilo que desconhece, e se não amarmos a Deus, como poderemos unir-nos a Ele? Não desejamos o que ignoramos, e se não o desejamos, sequer nos preocuparemos em possuí-lo.

Mas para conhecermos a Deus, é preciso que Ele mesmo, que habita em luz inacessível, se nos dê a conhecer. E foi em Jesus Cristo, seu Filho encarnado, que Ele quis revelar-se à humanidade. A essa revelação, por sua vez, só podemos aderir como convém à salvação mediante a . É crendo no que Deus nos disse de si mesmo que o conhecemos e é ao conhecê-lo que o amamos e nos dispomos à união eterna com Ele. A , por conseguinte, é o primeiro meio de que precisamos lançar mão para chegar ao fim último de nossa vida.

Além da fé, que nos dá acesso aos segredos da vida íntima de Deus, é necessário amá-lo, o que se faz, segundo as palavras do Salvador, pela obediência aos Mandamentos: “Se me amais, guardareis os meus Mandamentos” (Jo 14, 15). Mas como poderíamos fazê-lo se não nos fosse dada a graça de o fazer? Sim, somos fracos e incapazes; sem Deus, nada podemos fazer, e sem a sua graça preveniente sequer poderíamos ter a boa inspiração de suplicar o seu auxílio do fundo de nossas misérias. Essa graça, porém, nós a conseguimos por dois meios principais: de um lado, os sacramentos, que no-la conferem por virtude própria (ex opere operato); e a oração, de outro, pela qual podemos impetrar da misericórdia divina os socorros de que mais tivermos necessidade.

Eis aí, de forma bem resumida, a dinâmica da vida cristã na qual se inspira a arquitetura do Catecismo da Igreja Católica [1]. Na primeira parte, aprendemos em que consiste a revelação divina e a pela qual respondemos à palavra de amor e salvação que Deus nos dirige por meio do Filho. Na segunda parte, aprendemos de que maneira o Senhor nos concede os frutos de sua redenção por meio dos sacramentos. Na terceira, vemos como a graça divina nos permite cumprir a Lei de Deus e alcançar, assim, nosso fim último. Na quarta parte, somos apresentados à riqueza e importância fundamental da oração cristã como meio indispensável para conseguir os bens que o Pai celeste quer nos dar.

É este o itinerário que iremos percorrer ao longo deste curso de catequese.

Material para Download
Aulas do curso

O que achou desse conteúdo?

39
44
Mais recentes
Mais antigos
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos