CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Catequese para Adultos

Como nasce a virtude da fé?

Nesta quinta aula do curso Catequese para Adultos, Padre Paulo Ricardo nos introduz no estudo do ato de fé.

Qual o porquê da fé? Qual o papel dos chamados “motivos de credibilidade”? E por que esses sinais externos e claros com que Deus tem falados aos homens ao longo da história nem sempre são suficientes, à primeira vista, para acender em nós a luz da fé? Eis algumas das perguntas enfrentadas em mais esta aula.

imprimir

Afirmamos até agora que a catequese tem uma finalidade que corresponde, no fundo, à finalidade da nossa própria existência: unir-se a Deus no céu por meio de Jesus Cristo, a quem o homem é incorporado ao pertencer, pela graça batismal, à única Igreja que Ele fundou.

Tudo isso, no entanto, parece pressupor a fé. De fato, quem se dispõe a fazer catequese costuma, de um modo geral, já estar imbuído da fé sem a qual não se pode aderir às verdades divinamente reveladas como convém à salvação.

A própria palavra grega da qual deriva o termo “catequese”, κατηχέω, significa “ecoar” e aponta, nesse sentido, para o fato de que a Palavra de Deus, já tendo ressoado na alma do catequizando, começa agora a reverberar e a aprofundar-se por meio do estudo e da meditação.

Pode suceder, porém, que o catequizando se encontre privado dessa luz sobrenatural. Neste caso, nunca é demais lembrar que a fé é um dom a que não temos, obviamente, direito algum: ou a recebemos Deus, por pura gratuidade, ou simplesmente não a temos.

A fé, com efeito, é certo gênero de conhecimento que não se baseia, em sentido próprio, em razões ou evidências. Cremos porque não vemos, e...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos