CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Conheça os sacramentos da Igreja com o Padre Paulo Ricardo

Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Catequese para Adultos

Como nasce a virtude da fé?

Nesta quinta aula do curso Catequese para Adultos, Padre Paulo Ricardo nos introduz no estudo do ato de fé.

Qual o porquê da fé? Qual o papel dos chamados “motivos de credibilidade”? E por que esses sinais externos e claros com que Deus tem falados aos homens ao longo da história nem sempre são suficientes, à primeira vista, para acender em nós a luz da fé? Eis algumas das perguntas enfrentadas em mais esta aula.

1456

Afirmamos até agora que a catequese tem uma finalidade que corresponde, no fundo, à finalidade da nossa própria existência: unir-se a Deus no céu por meio de Jesus Cristo, a quem o homem é incorporado ao pertencer, pela graça batismal, à única Igreja que Ele fundou.

Tudo isso, no entanto, parece pressupor a fé. De fato, quem se dispõe a fazer catequese costuma, de um modo geral, já estar imbuído da fé sem a qual não se pode aderir às verdades divinamente reveladas como convém à salvação.

A própria palavra grega da qual deriva o termo “catequese”, κατηχέω, significa “ecoar” e aponta, nesse sentido, para o fato de que a Palavra de Deus, já tendo ressoado na alma do catequizando, começa agora a reverberar e a aprofundar-se por meio do estudo e da meditação.

Pode suceder, porém, que o catequizando se encontre privado dessa luz sobrenatural. Neste caso, nunca é demais lembrar que a fé é um dom a que não temos, obviamente, direito algum: ou a recebemos Deus, por pura gratuidade, ou simplesmente não a temos.

A fé, com efeito, é certo gênero de conhecimento que não se baseia, em sentido próprio, em razões ou evidências. Cremos porque não vemos, e cremos...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos