CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Catequese para Adultos

“Depois da morte vem o juízo”

Os católicos de hoje sofrem de um mal quase desconhecido das gerações passadas: uma total indisposição para pensar na morte e nas realidades que, queiramos ou não, nos aguardam a todos depois dela — os novíssimos.

Nesta aula, Padre Paulo Ricardo dá início ao estudo da escatologia cristã e explica, de acordo com o que sempre ensinou a Igreja, o que é a morte e o juízo particular que a ela se segue.

47

Os artigos finais do Símbolo apostólico falam-nos dos chamados “novíssimos” do homem. Derivado do adjetivo latino novum, o termo é um aportuguesamento do superlativo novissimum, que significa o mesmo que “último” ou “final” em alguma ordem de coisas [1]. Assim, por exemplo, a expressão novissima verba, aplicada a um testamento, designa “as últimas palavras ou disposições” do testador.

No sentido em que aqui nos interessa, a expressão “novíssimos” refere-se às realidades últimas que, a partir da morte, estão à espera de todo ser humano: “Em tudo o que fizeres”, diz o Eclesiástico, “lembra-te dos teus novíssimos”, isto é, do teu fim, “e jamais pecarás” (Eclo 7, 40).

Embora se possam listar de maneiras muito diversas, os novíssimos, segundo a doutrina tradicional e comum, se reduzem às oito seguintes realidades: 1) morte; 2) juízo particular; 3) céu; 4) inferno; 5) purgatório; 6) fim do mundo; 7) ressurreição da carne; 8) juízo final. Hoje, veremos apenas os dois primeiros, deixando para a próxima aula o estudo do céu, do inferno e do purgatório.

I. A morte

A morte, em sentido próprio, não é mais do que a separação do corpo e da alma que o informa. A...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos