CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Catequese para Adultos

O que é a graça atual?

É muito comum falarmos sobre a graça de Deus. Mas será realmente que sabemos, ainda que por cima, do que estamos falando?

O que é a graça divina? Como ela age em nossas almas? Ela é sempre eficaz ou requer a nossa cooperação? Em mais esta aula do nosso curso “Catequese para Adultos”, você terá a chance de tirar todas as suas dúvidas sobre este tema central tanto para a nossa fé como para a nossa vida espiritual.

42

Jesus ressuscitado e glorioso, depois de subir aos céus, enviou e envia-nos continuamente o Espírito que dele procede, a fim de derramar em nossas almas o dom de sua graça, que nos foi merecida por seus padecimentos salvíficos. Deve-se saber, no entanto, que a graça, enquanto ação de Deus sobre nós na ordem sobrenatural, divide-se em santificante, de um lado, e atual, de outro. É desta última que falaremos na presente aula.

Convém explicar, antes de mais, o que se entende por graça. Como o nome mesmo já nos indica, a palavra “graça” refere-se a algo gratuito, dado com liberalidade ou gratuidade. Em termos mais precisos, a expressão “graça atual” designa aqueles auxílios sobrenaturais pelos quais Deus, iluminando a nossa inteligência e ajudando a nossa vontade, nos move em direção ao nosso fim último, que é a glória do céu.

A graça atual é um dom que Ele oferece incansavelmente a todos os homens. Ao contrário da chamada graça santificante, possuída apenas por quem se encontra em estado de graça, a graça atual é um convite que Cristo dirige o tempo todo a todos os seres humanos, chamando-os ao arrependimento e à conversão.

Esse convite do Senhor, como...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos