Jesus ressuscitado e glorioso, depois de subir aos céus, enviou e envia-nos continuamente o Espírito que dele procede, a fim de derramar em nossas almas o dom de sua graça, que nos foi merecida por seus padecimentos salvíficos. Deve-se saber, no entanto, que a graça, enquanto ação de Deus sobre nós na ordem sobrenatural, divide-se em santificante, de um lado, e atual, de outro. É desta última que falaremos na presente aula.
Convém explicar, antes de mais, o que se entende por graça. Como o nome mesmo já nos indica, a palavra “graça” refere-se a algo gratuito, dado com liberalidade ou gratuidade. Em termos mais precisos, a expressão “graça atual” designa aqueles auxílios sobrenaturais pelos quais Deus, iluminando a nossa inteligência e ajudando a nossa vontade, nos move em direção ao nosso fim último, que é a glória do céu.
A graça atual é um dom que Ele oferece incansavelmente a todos os homens. Ao contrário da chamada graça santificante, possuída apenas por quem se encontra em estado de graça, a graça atual é um convite que Cristo dirige o tempo todo a todos os seres humanos, chamando-os ao arrependimento e à conversão.
Esse convite do Senhor, como...