CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Catequese para Adultos

“Que virá a julgar os vivos e os mortos”

Os artigos finais do Credo revelam-nos uma verdade aterradora, mas ao mesmo tempo cheia de consolação: a história humana, tal como a conhecemos e vivemos por ora, chegará um dia ao seu termo derradeiro.

Cristo há de voltar em glória e majestade, a fim de consumar o universo que Ele mesmo criou e tornar pública a toda a humanidade a sentença de vida ou de morte que a cada um de nós corresponde. Por fim se fará justiça, os eleitos entrarão no gozo do seu Senhor e os ímpios receberão a pena de sua obstinação.

2014

A presente aula encerra o primeiro módulo destas nossas catequeses, limitadas até agora ao estudo dos principais dogmas de fé tal como a Igreja os professa no Símbolo apostólico. Na aula passada estudamos, ainda que em linhas bastante gerais, o que a Igreja crê e ensina a respeito da escatologia individual, ou seja, acerca dos Novíssimos do homem: morte, céu, inferno e purgatório.

Os últimos três Novíssimos — o fim do mundo, a ressurreição dos mortos e o juízo universal —, sobre os quais voltaremos agora um pouco da nossa atenção, constituem o que às vezes se denomina escatologia geral ou também Novíssimos do mundo, já que se trata daquelas realidades últimas que afetarão o cosmos e a humanidade como um todo.

A Igreja ensina, em primeiro lugar, que a história humana, iniciada há não sabemos quanto tempo com nossos primeiros pais no paraíso terrestre, chegará efetivamente ao seu término, à sua consumação definitiva. Haverá, portanto, um ponto final, que concluirá o curso dos acontecimentos humanos tal como aqui os conhecemos. De fato, em Cristo e por Cristo fomos criados, e é para Ele — para honra e glória de seu nome — que este mundo existe. Ora, assim como Ele,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos