CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Catequese para Adultos

Há salvação fora da Igreja?

Não seria muito soberbo dizer que fora da Igreja não existe salvação, como defendem os católicos? Afinal, não existem coisas boas em outras religiões? Por que então pretender que só a Igreja Católica é o caminho que nos conduz ao céu?

Em mais esta catequese, você vai entender a necessidade da Igreja de Cristo, a única instituída por Deus para ser meio de salvação para todos os homens.

52

De três séculos para cá, o ocidente tem vivido sob a falsa convicção de que todas as religiões são boas, tendo portanto igual direito de cidadania, desde que se confinem à privacidade das consciências e não pretendam impor-se na esfera pública. Esse fenômeno, estreitamente ligado às “reformas” de Lutero e às consequências da fragmentação da cristandade latina durante os séculos XVI e XVII, é defendido sob a bandeira de um “são” e “tolerante” indiferentismo, que se tornou marca registrada de grupos violentamente anticristãos como, por exemplo, a Maçonaria.

Mas se queremos ser cristãos de verdade, precisamos nadar contra essa corrente destruidora e reconhecer, como dogma de fé, a necessidade da Igreja Católica, “extra quam nulla est salus”, fora da qual não há salvação. Que a Igreja seja meio necessário de salvação para todos significa, antes de tudo, que só em Cristo temos a remissão dos pecados e que, por conseguinte, somente à Igreja por Ele fundada cabe a missão de perpetuar até o fim dos tempos a sua obra salvífica.

De fato, assim como Cristo possui a mediação, única e exclusiva (cf. Jo 3, 18.36; At 4, 12; 1Tm 2, 5; Rm 5, 17), na ordem da aquisição da...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos