CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Catequese para Adultos

A justiça da Redenção

Dando prosseguimento ao nosso estudo sobre o Redentor, Padre Paulo Ricardo explica em mais esta aula os quatro fins principais do sacrifício vicário de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Elevado sobre o trono da cruz, a Vítima de nossa reconciliação ofereceu ao Pai um ato perfeitíssimo de adoração, impetração, satisfação e ação da graças, a ser prolongando até o Fim dos Tempos.

65

Na Sexta-feira Santa, com o sacrifício da cruz, Jesus Cristo nos salvou, realizando sua grande vitória sobre Satanás e o pecado. Para entendermos melhor em que consiste o triunfo do Redentor, convém esclarecer primeiro qual foi a derrota dos redimidos, presentes naquele que é cabeça da humanidade caída: o primeiro Adão.

Como nos ensina a fé da Igreja, Adão pecou gravemente no paraíso terrestre, ao transgredir o preceito que Deus lhe tinha imposto, perdendo assim a justiça original em que fora criado. A derrota de Adão, em termos gerais, consistiu em não dar a Deus aquilo a que Ele tinha direito: fidelidade, obediência, gratidão e dócil submissão.

No madeiro da cruz, porém, Jesus Cristo restabeleceu a justiça violada, oferecendo ao Pai uma digna reparação pelo pecado dos homens e reconciliando-nos com Deus. A justiça, com efeito, consiste em dar a cada um o que lhe pertence, e Deus, cuja honra fora ultrajada pelo pecado original e conculcada inúmeras vezes pelo pecado pessoal de cada homem, tinha direito a que se lhe oferecesse a necessária reparação da ofensa cometida.

Na cruz, o Senhor ofereceu ao Pai, de modo perfeitíssimo, aquilo que todos os homens...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos