Para termos de Deus o conhecimento que Ele mesmo nos quis revelar, precisamos, antes de tudo, ter fé em Jesus Cristo, ou seja, crer no que Ele diz e no que Ele é, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Foi o quanto vimos até o momento. Agora, convém saber em que consiste, precisamente, o ato de fé que o Senhor espera de nós.
Pois bem, a primeira coisa de que nos devemos dar conta é o fato de a Igreja Católica ser uma continuação do mistério da Encarnação. O Filho de Deus, expressão da glória do Pai, se fez homem na plenitude dos tempos, veio a este mundo e dá continuidade à sua obra salvífica através da Igreja por Ele fundada. Jesus continua vivo e presente, de uma forma real e misteriosa, nos membros de seu Corpo, sobretudo nos santos, isto é, naqueles que vivem perfeitamente o mistério de sua incorporação a Cristo.
Encontramos uma prova dessa realidade no episódio da vocação e conversão de Saulo, narrado por S. Lucas no capítulo nono dos Atos dos Apóstolos. Durante sua viagem a Damasco, empreendida “com o fim de levar presos a Jerusalém todos os homens e mulheres que achasse seguindo” (At 9, 2) a doutrina cristã, Saulo se vê cercado subitamente por uma luz....