CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Catequese para Adultos

O que significa a Ascensão de Cristo?

Confessamos em um dos artigos do Credo que Jesus, quarenta dias após ressuscitar dentre os mortos, “subiu aos céus”, onde está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso. Trata-se do mistério da Ascensão, um dos dogmas de nossa fé ao qual damos, talvez, menos atenção e importância.

O que significa dizer, afinal, que Jesus ascendeu aos céus? Qual a importância disso para a nossa fé e para uma boa compreensão do mistério da Encarnação e da realeza de Cristo, Senhor de todo o universo?

77

Após termos visto o mistério da Ressurreição, convém estudar agora o mistério que se lhe seguiu quarenta dias depois: a Ascensão do Senhor aos céus. Trata-se de um dogma de fé que consta claramente nas SS. Escrituras, sem contar os inumeráveis Símbolos que foram surgindo ao longo do tempo.

Inspirados por certos preconceitos cientificistas, alguns teólogos modernos sentem-se tentados a negar a historicidade da Ascensão alegando, por exemplo, que o acontecimento em si mesmo, tal como narrado nos Evangelhos, seria incompatível com o que hoje sabemos sobre física, sobre o universo e a configuração do nosso sistema solar etc., etc.

O mistério da Ascensão, contudo, tanto em sua realidade quanto em seu sentido profundo, não depende de nenhuma concepção cosmológica particular, seja moderna ou arcaica. O fato de o céu físico que vemos sobre nossas cabeças não corresponder ao que popularmente se entende por céu ou firmamento — uma espécie de “topo” ou cume do universo criado — em nada afeta ou desacredita o mistério da Ascensão de Nosso Senhor.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que, quando Deus nos manifesta seus mistérios, Ele se serve muitas vezes de...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos