CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Catequese para Adultos

“E o Verbo se fez carne”

Nesta décima terceira aula do curso Catequese para Adultos, Padre Paulo Ricardo nos introduz no mistério da nossa Redenção. 

Deus, uno em essência e trino em pessoas, revela-se plenamente em Jesus Cristo, Filho encarnado para salvar-nos da perdição eterna e conseguir-nos, por seu sacrifício na cruz, um prêmio incomparável: participar um dia da felicidade da própria Santíssima Trindade no céu.

46

Na aula de hoje, falaremos mais detidamente sobre o dogma da Redenção. Vimos já em aulas anteriores como a salvação foi sendo preparada ao longo da história do povo escolhido. Deus, pela fé de Abraão, prometera-lhe uma descendência, da qual brotaria, ao fim e ao cabo, o Salvador do gênero humano. Agora, convém examinar como Deus, de fato, veio nos salvar.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que Deus já se revelara no Antigo Testamento como único, vivo e verdadeiro. O que porém se ignorava é que este Deus, uno em essência, é também trino em pessoas. Deus é Pai, não num sentido meramente simbólico, como Criador e Autor de tudo o que existe, mas com toda a propriedade: Ele tem um Filho igual a si em tudo, de idêntico poder, glória e majestade. Entre eles, ademais, existe um vínculo de amor tão intenso, tão incompreensível, que chega a constituir uma verdadeira pessoa. É o Espírito Santo.

Foi a partir da vinda de Deus a este mundo que tomamos notícia desse grande mistério, o mistério da Santíssima Trindade. O que antes eram figuras e momentos preparatórios na história da salvação desabrocha, enfim, com a Encarnação do Verbo: em Cristo Jesus nos é revelado que o...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos