CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Catequese para Adultos

O Magistério da Igreja e os dogmas da fé

Nesta sétima aula do curso Catequese para Adultos, Padre Paulo Ricardo explica quais são as relações entre o Magistério eclesiástico e a fé católica, consubstanciada nas chamadas e tão pouco compreendidas “verdades dogmáticas”.

A Igreja, afinal de contas, pode inventar, modificar e abolir seus próprios dogmas? Um católico, para sê-lo de fato, precisa mesmo crer no que criam os bispos e papas dos séculos passados? São essas as perguntas que norteiam a aula de hoje.

43

As aulas desenvolvidas até agora tiveram por objetivo principal mostrar-nos a necessidade de pedirmos o preciosíssimo dom da fé, cuja experiência é sublime, por ser de ordem sobrenatural, e ao mesmo tempo discreta, por ser uma suave ação de Deus na alma humana.

Ter fé não significa arrepiar-se nem sentir grandes comoções sensíveis. A fé é um ato da inteligência e, como tal, vem sempre acompanhada de alguma iluminação interior, que pode ser suscitada, ou por uma pregação, ou pela leitura de um livro piedoso, ou ainda durante um momento de oração.

Mas esta fé, além de ser uma realidade interior, conta também com um elemento objetivo, a saber: o fato de ser precisamente a fé da Igreja, ou seja, a manifestação histórica da verdade de Cristo, preservada e transmitida ao longo dos séculos mediante a Tradição e as SS. Escrituras, cuja defesa e interpretação está a cargo do humilde serviço do Magistério eclesiástico.

Eis aí um ponto de capital importância que nos separa terminantemente dos protestantes. Para estes, com efeito, a mensagem divina contida na Revelação foi conservada em sua integridade, no curso da história humana, só e tão-somente nas SS....

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos