CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Catequese para Adultos

Como saber onde está a verdadeira fé?

Se existe um só Cristo, é óbvio que existe uma só fé, uma só doutrina cristã. Mas como saber onde ela se encontra? Será mesmo que cada um pode descobrir, sozinho e por pura “inspiração” pessoal, qual é verdadeiramente a palavra de Jesus?

Nesta nova aula do curso Catequese para Adultos, Pe. Paulo Ricardo explica o papel da Sagrada Tradição e do Magistério eclesiástico na transmissão, interpretação e defesa da fé cristã ao longo da história.

46

Vimos na aula passada que a fé se apóia, em certo sentido, nos chamados motivos de credibilidade, que são como os pórticos ou as antessalas que, mostrando-nos a razoabilidade de crer e comprovando-nos o fato histórico da Revelação, motivam nossa inteligência, iluminada pela graça, a assentir às verdades que Deus nos revelou.

No entanto, esses motivos de credibilidade, como também já advertimos, apenas nos preparam para a fé, uma vez que não são, em si mesmos, capazes de suscitá-la em nós; a fé, com efeito, é um dom de ordem sobrenatural que só a intervenção da graça de Cristo, vivo e ressuscitado, pode acender em nossas almas.

Essa intervenção é muitas vezes silenciosa e progressiva. À medida, pois, que nos vamos abrindo à fé, o Senhor nos vai concedendo, ao mesmo tempo, as luzes para reconhecê-lo, à semelhança daqueles discípulos de Emaús que, depois de sentirem arder o coração enquanto ouviam a Jesus ressuscitado, finalmente o reconheceram na bênção do pão: “Então”, narra o evangelista S. Lucas, “se lhes abriram os olhos e o reconheceram” (Lc 24, 31).

Mas as coisas não param por aí. A fé católica, além de ser uma realidade pessoal, é também, e...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos