A partir da aula de hoje, começaremos a estudar cada um dos dogmas ou artigos da fé católica. O estudo aqui empreendido supõe, antes de tudo, a noção prévia do que se entende por Credo (“creio”, em latim), ou seja, das profissões estândares de fé elaboradas pela Igreja ao longo do tempo nas quais estão articuladas, de modo bem sintético, as diversas verdades em que o fiel católico deve crer.
Neste curso, o nosso texto-base será o chamado Credo Apostólico, estruturado em doze artigos — daí a denominação “apostólico” —, que aqui no Brasil costuma ser recitado nas Missas de domingo.
O primeiro artigo reza assim: “Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra”. Embora se trate também de um dado de fé, atestado pelas SS. Escrituras e a Tradição, a Igreja sempre reconheceu que a existência de Deus, criador e Senhor de todas as coisas, pode, sim, ser demonstrada com certeza pela razão humana por meio das realidades criadas.
A criação, com efeito, pode ser vista como uma “revelação natural”, na qual Deus deixou impressos, como um oleiro em seu vaso de barro, alguns vestígios de sua existência e perfeições. A isso alude S. Paulo, por exemplo, aos...