CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Catequese para Adultos

Deus existe?

Todo católico, apoiado nas Escrituras e na Tradição da Igreja, crê que Deus existe. Mas esse dado de fé tem a peculiaridade de ser também, segundo a mesma Igreja, uma verdade acessível à inteligência de todos.

Para quem está livre de preconceitos e sabe pôr de lado motivações de tipo afetivo ou emocional, não é difícil reconhecer que o mundo, com sua ordem deslumbrante, não pode ser fruto do acaso ou da sobreposição de forças cegas e desgovernadas.

1113

A partir da aula de hoje, começaremos a estudar cada um dos dogmas ou artigos da fé católica. O estudo aqui empreendido supõe, antes de tudo, a noção prévia do que se entende por Credo (“creio”, em latim), ou seja, das profissões estândares de fé elaboradas pela Igreja ao longo do tempo nas quais estão articuladas, de modo bem sintético, as diversas verdades em que o fiel católico deve crer.

Neste curso, o nosso texto-base será o chamado Credo Apostólico, estruturado em doze artigos — daí a denominação “apostólico” —, que aqui no Brasil costuma ser recitado nas Missas de domingo.

O primeiro artigo reza assim: “Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra”. Embora se trate também de um dado de fé, atestado pelas SS. Escrituras e a Tradição, a Igreja sempre reconheceu que a existência de Deus, criador e Senhor de todas as coisas, pode, sim, ser demonstrada com certeza pela razão humana por meio das realidades criadas.

A criação, com efeito, pode ser vista como uma “revelação natural”, na qual Deus deixou impressos, como um oleiro em seu vaso de barro, alguns vestígios de sua existência e perfeições. A isso alude S. Paulo, por exemplo, aos...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos