Artigos
Por que os governos modernos tendem a ser ateus?
É difícil não nos perguntarmos por que os governos modernos tendem a ser mais ateus que seus povos. Por que tanta animosidade contra a Igreja, que mal conseguem dissimular? E por que demonstram tanta aversão à família?
Uma conversão que poderia não ter sido
O Beato Nicolau Stensen, nascido protestante, converteu-se à fé católica depois de ver uma procissão de Corpus Christi, no ano de 1666. Se vivesse hoje, e visse como é banalizado o Santíssimo Sacramento, que diria ele? E, sobretudo: acaso se converteria?
A pulseira preciosa
Hesitei por um momento antes de remover o laço cor de rosa. Abri lentamente e deparei uma linda pulseira de prata. Mas não era uma pulseira qualquer. Era uma pulseira com berloques. E não eram berloques quaisquer. Eram pedras preciosas…
Um bom exemplo para compreender o valor inestimável da Missa
A Missa é uma espécie de “máquina do tempo” para voltar ao passado e colocar-nos de fato aos pés da Cruz de Cristo, no Calvário. Quando compreendemos isto, fica claro: não é possível viver plenamente a experiência cristã sem fazer isso pelo menos uma vez na semana.
Foi o Papa uma invenção da Igreja?
Para responder à visão protestante da história, olhemos para a Igreja primitiva e examinemos os fatos. Acaso Jesus concebera um papado monárquico? Em seus primórdios, era a Igreja descentralizada e congregacional, vindo a tornar-se hierárquica só com Constantino?
É 2025 e a Igreja segue mais viva do que nunca. Como explicar?
Enquanto as pessoas continuarem a fazer perguntas fundamentais, a mensagem católica continuará a emergir como uma resposta que garante a relevância e a sobrevivência contínuas da Igreja. Mesmo que muitos já a considerem morta.
Quando o karatê se torna uma escola de vida religiosa
Conheça a história de Elena Tuccitto, a karateca e campeã mundial que entrou para a vida religiosa: “Começou dentro de mim uma busca, um vazio novo que exigia uma resposta diferente. Sentia a necessidade de concentrar-me. De escutar.”
Três de cada quatro famílias europeias não têm filhos
De acordo com dados publicados neste mês, somente 23,6% dos lares da União Europeia têm pelo menos um menor de idade. Os 76,4% restantes têm apenas adultos. E nas famílias com filhos, quase metade delas têm apenas um. É a Europa a caminho do abismo.
O que importa na hora da morte?
Fomos todos hoje surpreendidos pela trágica morte de Diogo Jota, jogador do Liverpool. Num momento desses, sabemos, não há palavras de consolo. Mas a morte tem o condão de nos tirar do estupor do dia a dia e nos colocar circunspectos, meditativos. Meditemos então.
Seis conselhos práticos para fazer uma visita diária a Jesus
A visita ao Santíssimo Sacramento é uma oração que se faz diante da Eucaristia, quando guardada no sacrário. É um momento de recolhimento e comunhão íntima com Jesus sacramentado. Eis aqui alguns conselhos práticos para fazê-la bem.
Oração ao Coração Eucarístico de Jesus
“Coração Eucarístico de Jesus, doce companheiro de nosso exílio, eu vos adoro… Coração Eucarístico do meu Salvador, cujo Sangue é a vida da minha alma, oxalá deixe eu mesmo de viver e somente Vós vivais em mim.”
Ficção e teologia: por que não?
As obras de ficção muitas vezes apresentam descrições vivas, capazes de explicar conceitos-chave da teologia cristã. O “símbolo” é um conceito desse tipo, para o qual encontrei uma forte imagem, recentemente, na “Ilha Misteriosa” de Júlio Verne.
Por que a Eucaristia é sempre viático?
A Eucaristia é destinada aos viajantes — e a mais ninguém. Quando um sacerdote leva a Comunhão a um moribundo, nós a chamamos de “viático”: alimento para a viagem. Mas, num sentido mais amplo, ela é sempre pão para o peregrino, em sua jornada.
Basílica de São Pedro: conheça a maior igreja do mundo
Erguida sobre o antigo sítio romano conhecido como Colina Vaticana, a Basílica de São Pedro remonta ao século IV, mas sua estrutura atual é bem recente, tendo sido construída principalmente durante o Renascimento. Conheça um pouco de sua história.
Por que precisamos de um Credo?
Se quisermos manter a nossa identidade cristã, devemos recordar sempre os princípios fundamentais que nos inspiram e que estão expressos no Credo. Esquecê-lo é uma forma de Alzheimer eclesiástico, que nos faz esquecer quem somos e por que vivemos.
Hora de “quebrar a sua TV”?
Não devemos limitar-nos a dizer “não” às tecnologias prejudiciais. Temos de dar um “sim” mais amplo àquilo que é “verdadeiramente real” e encarnado, a encontros genuínos com as pessoas. Mas para chegarmos lá talvez seja necessário quebrar as nossas TVs.
São Luís Gonzaga e o Santíssimo Sacramento
Desde sua primeira Comunhão, Luís ficou sempre com grande afeto de devoção para com o Santíssimo Sacramento do altar. E cada dia, ao ouvir Missa, logo que o sacerdote acabava de consagrar a Hóstia, enternecia-se de tal modo, que começava a chorar copiosamente.
Trinta e três anos faz neste dia
São João Maria Vianney dizia que, sem o padre, adoram-se as bestas. Sobretudo porque os padres nos orientam, nos ensinam, nos catequizam. Pois bem: se tem um sacerdote que tem nos catequizado, é o senhor. Obrigado, Padre Paulo Ricardo!
Oração a Santo Antônio para restaurar o casamento
Ó glorioso Santo Antônio, vós exercestes o poder divino de encontrar o que estava perdido. Ajudai-me a reencontrar a graça de Deus recebida no sacramento do Matrimônio… as decisões erradas que tomamos na vida tornaram-nos fracos.
C. S. Lewis e o apocalipse da Inteligência Artificial
O autor das Crônicas de Nárnia suspeitou que o futuro utópico passaria pelo transumanismo através da tecnologia. Hoje, o transumanismo e a Inteligência Artificial, previstos de forma tão assustadora em “Uma força medonha”, parecem estar entre nós.