CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo gratuito
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Dez Mandamentos

Como guardar o domingo

De acordo com o atual Código de Direito Canônico, de que forma na prática devemos guardar o domingo? É isso que o Padre Paulo Ricardo explica nesta segunda aula sobre o 3º Mandamento.

114799

Vimos, na última aula, que o 3º Mandamento, assim como os demais, tem um aspecto ligado à lei natural, à estrutura mesma da realidade, e uma parte de direito positivo, que é a forma determinada pela Igreja de se executar a referida lei, assim como o presidente que regulamenta as leis votadas no parlamento. De acordo com a natureza das coisas, vimos que é preciso dedicar um tempo em honra a Deus. E não só privadamente. É preciso que haja, na sociedade, um tempo para o culto público de Deus.

Vimos que a prática dessa lei, enunciada no Antigo Testamento, era toda baseada no sábado. Porém, como o sábado estava ligado à criação, conforme se lê no Livro do Êxodo, e à redenção, conforme o Livro do Deuteronômio, e como a maior obra da redenção foi a Ressurreição de Cristo, os cristãos, desde o início, guardavam o domingo. 

A questão é: como, hoje, segundo as atuais disposições da Igreja, devemos observar esse Mandamento?

Há dois tipos de disposições: as negativas e as positivas. O Código de Direito Canônico, publicado em 1983 por João Paulo II, diz o seguinte no Cân. 1247: “No domingo e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de...

Conteúdo gratuito, inscreva-se e assista!
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos