CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Conheça os sacramentos da Igreja com o Padre Paulo Ricardo

Conteúdo gratuito
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Dez Mandamentos

Blasfêmia, juramento e promessa

O nome de Deus é santo e deve ser usado com o respeito e a reverência que lhe são devidos. Por isso, quem blasfema contra Deus, faz juramentos banais e descumpre uma promessa, peca gravemente.

82726

Lamentavelmente, as pessoas tendem a esvaziar o significado do 2.º Mandamento, que diz: “Não tomarás o nome de Deus em vão”. A crença geral é de que o pecado contra essa lei acontece quando, ao cair um objeto no chão, exclama-se: “Meu Deus!” Ora, isso não é pecado. É uma imperfeição que precisa ser corrigida, um cacoete, um mau hábito, mas não é pecado. 

Para entendermos o que é pecar contra o nome de Deus, precisamos lembrar que, desde a Queda, a tendência humana é inverter o relacionamento com o Criador. Por isso, existe a proibição de se fazer imagens. O homem que pega o barro, molda-o à sua imagem e o adora, está evidentemente distorcendo a realidade e colocando-se na posição do Senhor. E o pecado contra o nome de Deus deriva da mesma inversão. 

A palavra de Deus é performativa. Ela tem consistência no ser. Deus fala e produz-se a realidade. “Faça-se a luz” (yehi ’owr wayehi-’owr), disse o Senhor; e a luz se fez. A palavra humana não é assim. Nossa palavra pode ser vã, vazia. Nossa palavra não tem correspondência exata com o ser, porque podemos nos enganar (sermos ignorantes) ou enganar os demais (sermos maliciosos). Apesar disso, a soberba do...

Conteúdo gratuito, inscreva-se e assista!
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos