CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Conheça os sacramentos da Igreja com o Padre Paulo Ricardo

Conteúdo gratuito
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Dez Mandamentos

Amar o próximo por causa de Deus

Há uma tendência nas pessoas de opor os mandamentos que se referem a Deus (1º ao 3º) aos que se referem ao próximo (4º ao 10º), como se, ao cumprir estes, a pessoa ficasse isenta de observar aqueles.

96640

Os Dez Mandamentos, como já dissemos, foram gravados em duas tábuas como para separar as duas realidades a que se referem: numa delas, fala-se do amor a Deus; na outra, do amor ao próximo. As três primeiras Leis que estudamos são da primeira tábua: “Amar a Deus sobre todas as coisas”, “Não invocar o santo Nome de Deus em vão” e “Guardar os domingos e festas de preceito”. Agora, inaugurando uma nova fase do curso, passaremos à segunda tábua. 

Mas, antes, importa lembrar que Cristo resumiu esses dois princípios do Decálogo na fórmula: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Ora, esses dois Mandamentos não estão sobrepostos, como querem alguns. Seja por questões ideológicas, seja por tendências particulares, há pessoas que enfatizam uma das tábuas, como se elas competissem entre si. Dizem uns que o mais importante é a vida contemplativa, mais voltada a Deus; argumentam outros, que o melhor é a vida ativa, devotada ao próximo. Aqueles dão primazia à primeira tábua; estes são mais atentos à segunda. Agem, portanto, como se houvesse dois caminhos diferentes, o que não é verdade. O amor a Deus e o amor ao próximo estão naturalmente coordenados...

Conteúdo gratuito, inscreva-se e assista!
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos