CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Conheça os sacramentos da Igreja com o Padre Paulo Ricardo

Conteúdo gratuito
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Dez Mandamentos

A malícia do pecado mortal

Nenhum contorcionismo linguístico consegue mudar o fato de que, em cada pecado mortal cometido, está presente uma perigosa malícia, que nos faz odiar a Deus e submeter-nos ao senhorio do demônio.

1901340

Falávamos que, no seu estado de natureza, o ser humano foi feito para Deus. Essa é sua felicidade e finalidade; assim como a finalidade do celular é realizar ligações, a do copo é conter líquidos, e a do giz é escrever. 

O ser humano, por ser inteligente, foi feito para conhecer a verdade, que é Deus. No entanto, apenas com a inteligência, o homem não é capaz de ver a Deus face a face. No máximo, chega a ver a Deus nas criaturas, o que já o torna feliz. Em todo caso, o conhecer leva ao amar. Quem conhece a Deus tem vontade de unir-se a Ele. E essa união, essa amizade com Deus, alça o homem a uma condição sobrenatural, condição que não lhe era devida. 

Acontece que essa amizade só é possível quando o homem está em estado de graça. Adão e Eva foram insuflados com a graça santificante, mas caíram em pecado e perderam esse dom. Depois daquilo, só se tornou possível aproximar-se do estado primordial por meio do Batismo, que nos coloca novamente na graça. E estando na graça nossa inteligência se eleva de tal modo que, mesmo neste mundo, já podemos, em alguma medida, conhecer a Deus como Deus se conhece e amar a Deus como Deus se ama. As virtudes da fé,...

Conteúdo gratuito, inscreva-se e assista!
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos