CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Conheça os sacramentos da Igreja com o Padre Paulo Ricardo

Conteúdo gratuito
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Dez Mandamentos

Superstição, adivinhação e idolatria

Superstição, adivinhação, cultos pagãos ou satânicos, invocação de espíritos e sacrilégio são pecados graves contra o 1º Mandamento, pelos quais o ser humano tenta ocupar o lugar de Deus.

1391000

O Primeiro Mandamento, dentre outras coisas, serve para que as pessoas se deem conta do que é ter um Deus. Ora, se há um Deus, um Criador, o ser humano, por definição, não se pertence. Eis porque o homem moderno revolta-se contra a divindade. Por isso, o jovem Marx citava a frase de Prometeu esquiliano: “Eu odeio todos os deuses”. Nietzsche, nas suas “Ilhas bem-aventuradas”, dá o tom exato dessa rebeldia:  “Se houvesse deuses, como poderia eu suportar não ser um? Logo, os deuses não existem” [1]. O homem moderno não pode admitir a existência de Deus pois, no fundo, quer tomar-lhe o lugar. Por isso, o filósofo Nicolai Hartmann afirmava exatamente a necessidade de o homem dos nossos tempos dar-se conta do que é se ter um Deus. Ter um Deus implica que nossa existência pertence inteiramente a Ele e está voltada para Ele. É uma relação necessária entre Criador e criatura, entre Senhor e servo.

No entanto, o homem, invertendo a ordem das coisas, quer muitas vezes que Deus o sirva. E aí entramos no aspecto mágico do pecado. Ora, magia é aquilo que o homem faz para controlar poderes que lhe são superiores. E isso, inadvertidamente, pode ser realizado até mesmo nas nossas...

Conteúdo gratuito, inscreva-se e assista!
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos