CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Conheça os sacramentos da Igreja com o Padre Paulo Ricardo

Conteúdo gratuito
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Dez Mandamentos

Suicídio, mudança de sexo, vasectomia e laqueadura

Em nenhum contexto é lícito tirar a própria vida, que é um dom recebido de Deus. Mas, além do ato radical do suicídio, também existem “microssuicídios”, com os quais a pessoa mutila o próprio corpo.

56412

Se, conforme dissemos na última aula, não somos senhores da vida alheia, tampouco o somos da nossa, e, portanto, não podemos fazer aquilo que atenta contra a nossa saúde ou, muito pior, que nos leve à morte. Quer dizer, é pecado deliberadamente ferir-se, automutilar-se e cometer suicídio. Comecemos falando deste último. 

Falamos, de passagem, que o aumento no número de suicídios está intimamente ligado à desagregação das famílias. No entanto, há outros fatores, alguns bastante novos, que têm levado adolescentes e jovens, em especial as meninas, a tirarem a própria vida. Por exemplo: o uso excessivo de videogames e redes sociais.

Como explicamos no curso Escravidão Digital, após o pico de domanina, ocasionado pelo uso excessivo de telas, experimenta-se uma tendência depressiva que pode vir acompanhada de uma pulsão de morte, um pensamento intrusivo que induz ao suicídio.   

Aqui é preciso fazer uma distinção entre duas realidades: esse pensamento intrusivo não é o mesmo que tentação. Diversos fatores da cultura moderna, como os já mencionados, têm feito as pessoas serem tomadas de assalto por ideias de morte. É um pensamento...

Conteúdo gratuito, inscreva-se e assista!
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos