CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Conheça os sacramentos da Igreja com o Padre Paulo Ricardo

Conteúdo gratuito
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Dez Mandamentos

Pecados dos filhos e dos cônjuges

Assim como existem deveres dos pais em relação aos filhos, também existem obrigações dos filhos para com seus pais e de um cônjuge para com o outro, de modo que não cumpri-las constitui pecado.

125673

Na última aula, em que falávamos do 4º Mandamento, tratamos, por uma questão cronológica, dos deveres dos pais para com os filhos. Começamos por aí, pois, conforme dissemos, vivemos numa época que perdeu a noção do que seja família, e de que homens e mulheres adultos têm a missão de se doar e educar, no caminho da fé, a geração nova. 

Agora veremos o reverso da moeda, pois se os pais têm lá suas obrigações para com os filhos, os filhos, claro, também têm os seus deveres e sua melhor forma de se relacionar com os pais. A começar porque existe, nessa relação, uma ordem hierárquica e, por consequência, o dever de respeito dos inferiores para com os superiores. É preciso dizer isso com toda a clareza porque o mundo moderno — muito moldado pelos ideais da Revolução Francesa e seus clamores por igualdade — tende a rejeitar, pelo menos no discurso, todas as formas de hierarquia. Rejeita só no discurso porque, na prática, esse protesto de “igualdade” termina mesmo levando à máxima desigualdade. Afinal, para se alcançar a tão desejada egalité, será sempre preciso que poderes superiores, pairando muito acima dos reles mortais, a impunham, na marra. Eis a desgraça desse...

Conteúdo gratuito, inscreva-se e assista!
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos