CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Conheça os sacramentos da Igreja com o Padre Paulo Ricardo

Conteúdo gratuito
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Dez Mandamentos

Ódio e revolta contra Deus

Por alguma frustração, tragédia, morte de um familiar ou outro tipo de provação, muitas pessoas se revoltam contra Deus e passam a realmente odiá-lo. Com isso, trilham os passos do próprio Satanás.

71813

Vimos nas últimas aulas que os Mandamentos expressam aquilo que é o direito natural, a justiça que deriva da estrutura mesma do ser, mas que também estão relacionados à graça divina, que nos dá condições de observá-los. Em outras palavras, os Mandamentos estão fundados sobre a Lei Natural, mas também vinculados ao mundo sobrenatural, o da vida divina (zoé). Daí que tenhamos estudado, na sequência, duas das três virtudes teologais: a fé e a esperança. Resta-nos, agora, falar da caridade. 

O Apóstolo São João nos diz que Deus é amor, “Deus caritas est” (1 Jo 4, 8). Deus é αγάπη (agápē), palavra grega para dizer caridade. No entanto, só podemos compreender a caridade divina por analogia, porque há um abismo infinito do amor humano para o Amor de Deus. O Amor de Deus é perfeitíssimo, pois só Ele se conhece de modo perfeito. Para conhecer a Deus como Ele se conhece, precisaríamos de um intelecto divino; para amar a Deus como Ele se ama, precisaríamos de uma vontade divina. Mas não temos uma coisa nem outra.

Há uma firme correlação entre o conhecer e o amar. Ou, dizendo de outro modo: ninguém ama o que desconhece. Talvez essa realidade tão evidente soe esquisita...

Conteúdo gratuito, inscreva-se e assista!
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos