Vamos entrar agora na reta final do curso sobre os Dez Mandamentos, refletindo sobre o 8.º e último — já que tratamos do 9.º ao falar do 6.º, e do 10.º ao falar do 7.º.
A formulação catequética do 8.º Mandamento é “Não levantar falso testemunho”. Por que ela é importante? Eis a premissa da aula: porque não é possível salvarmos nossas almas sem termos, através de outras pessoas, acesso à verdade.
Como é possível chegarmos ao Céu? Nosso Senhor Jesus Cristo disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8, 32). E Ele mesmo é o caminho, a verdade e a vida. Ele, o Verbo, é a Palavra de Deus que veio a este mundo para nos iluminar, para nos mostrar a verdade e o caminho do Céu. Se não tivermos acesso a Cristo, que é a Palavra de Deus, não teremos fé; e sem fé, não é possível agradar a Deus; se não tivermos fé e acesso à verdade de Cristo, não podemos nos arrepender dos nossos pecados e mudar de vida, e assim por diante.
Como então vamos para Deus? Deus é a verdade. Logo, temos de ter acesso à verdade para ir ao Senhor. O problema é que não somos anjos. Os anjos acessam intuitivamente a verdade. Os anjos sabem o que a coisa é simplesmente de vê-la....