CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Dez Mandamentos

A moralidade do Método Billings

Se, por um motivo justo, o casal não pode ter filhos ou precisa espaçar uma futura gravidez, é necessário abraçar a abstinência sexual, que pode ser absoluta ou apenas nos dias férteis.

61463

Na aula passada falávamos da bomba atômica que abalou a cultura ocidental: a encíclica “Humanæ vitæ”, através da qual o Papa Paulo VI, em 1968, reafirmou aquilo que é o ensinamento tradicional da Igreja: não podemos aceitar os métodos anticoncepcionais.

Essa encíclica, vale dizer, é uma das maiores ações da Providência Divina nos últimos tempos. Paulo VI tomou a iniciativa de publicá-la porque, durante o Vaticano II, padres conciliares começaram a discutir o uso dos métodos contraceptivos, questão moral diretamente ligada ao múnus magisterial da Igreja. Como a Igreja é infalível em matéria de fé e moral, o Papa tomou a discussão para si — uma vez que o Vaticano II, um Concílio pastoral, não foi convocado para definir questões de moral e fé. 

Paulo VI constituiu uma comissão de teólogos que prepararam um estudo. O resultado final é um segredo pontifício, não conhecemos perfeitamente. No entanto, há uma fofoca, que circula em livros sobre a “Humanæ vitæ”, segundo a qual a comissão teria sido favorável à liberação da pílula anticoncepcional — porque, naquela época, não se sabia, com clareza, que se tratava de um abortivo.

Papa Paulo VI recebeu esse...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos