CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Conheça os sacramentos da Igreja com o Padre Paulo Ricardo

Conteúdo gratuito
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Dez Mandamentos

Fé, Esperança e Caridade

Deus nos deu a possibilidade de participar da sua vida divina, pelo crescimento nas virtudes teologais: fé, esperança e caridade. Mas, para isso, temos alguns deveres em relação à vida sobrenatural.

108998

O 1.º Mandamento, do qual temos falado nas últimas aulas, trata de duas ordens diferentes e é importante reforçarmos essa distinção.  

Temos, de um lado, a ordem natural: para se realizar, conforme a sua natureza, o homem precisa reconhecer em sua vida o senhorio de Deus. Querer inverter a relação, fazendo-se senhor do Senhor, buscando ser Deus no lugar d’Ele, é repetir o pecado original, o pecado dos nossos primeiros pais, pecado que leva o homem à morte eterna. 

Nesse sentido, é muito importante que o homem perceba a sua posição na estrutura do ser e realize-se conforme o projeto do Criador. É preciso não confundir moral com moralismo. A moral é um guia para a felicidade. Não se trata de um conjunto de regras impostas arbitrariamente por um sujeito ranzinza. Trata-se de um manual para a saúde do espírito; manual que, se descumprido, leva à doença e à morte. 

Existe a moral porque o ser humano é uma tarefa. Não como o botão que precisa desabrochar em flor ou o girino que precisa virar sapo. Esses são processos automáticos. A tarefa humana é espiritual e depende de atos do indivíduo que a realizem. Quando isso acontece, chamamos de...

Conteúdo gratuito, inscreva-se e assista!
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos