Vejamos, nesta aula, quais são propriamente os pecados relacionados ao 8.º Mandamento, qual é a gravidade deles e como distinguir um pecado de outro para bem confessá-los.
A rigor, o objeto próprio da formulação “Não levantar falso testemunho” é a fama e a honra da outra pessoa, realidades importantíssimas, como vimos na última aula, sem as quais o convívio social é impossível. A boa fama e a honra são dos maiores bens, pois eles são os fundamentos mesmos da autoridade.
No Jardim do Éden, Deus era visto por Adão e Eva como quem gozava de autoridade suprema. Eles tinham plena confiança no Senhor pois sabiam que Ele, que não podia se enganar nem enganá-los, queria-os sempre bem. Satanás, sabendo disso, não fez outra coisa senão mentir para difamar a Deus. Por isso, no Evangelho de São João, Cristo diz que Satanás é o “pai da mentira e homicida desde o princípio” (cf. Jo 8, 44). Foi através da mentira, em que Eva tolamente acreditou, que Satanás introduziu no mundo a morte, e não só a morte física, mas o pecado mortal, que leva à morte eterna da alma, no Inferno.
Vejam como uma mentira caluniosa, feita para abalar o relacionamento de amizade e de...