Artigos
O que importa na hora da morte?
Fomos todos hoje surpreendidos pela trágica morte de Diogo Jota, jogador do Liverpool. Num momento desses, sabemos, não há palavras de consolo. Mas a morte tem o condão de nos tirar do estupor do dia a dia e nos colocar circunspectos, meditativos. Meditemos então.
Seis conselhos práticos para fazer uma visita diária a Jesus
A visita ao Santíssimo Sacramento é uma oração que se faz diante da Eucaristia, quando guardada no sacrário. É um momento de recolhimento e comunhão íntima com Jesus sacramentado. Eis aqui alguns conselhos práticos para fazê-la bem.
Oração ao Coração Eucarístico de Jesus
“Coração Eucarístico de Jesus, doce companheiro de nosso exílio, eu vos adoro… Coração Eucarístico do meu Salvador, cujo Sangue é a vida da minha alma, oxalá deixe eu mesmo de viver e somente Vós vivais em mim.”
Ficção e teologia: por que não?
As obras de ficção muitas vezes apresentam descrições vivas, capazes de explicar conceitos-chave da teologia cristã. O “símbolo” é um conceito desse tipo, para o qual encontrei uma forte imagem, recentemente, na “Ilha Misteriosa” de Júlio Verne.
Por que a Eucaristia é sempre viático?
A Eucaristia é destinada aos viajantes — e a mais ninguém. Quando um sacerdote leva a Comunhão a um moribundo, nós a chamamos de “viático”: alimento para a viagem. Mas, num sentido mais amplo, ela é sempre pão para o peregrino, em sua jornada.
Basílica de São Pedro: conheça a maior igreja do mundo
Erguida sobre o antigo sítio romano conhecido como Colina Vaticana, a Basílica de São Pedro remonta ao século IV, mas sua estrutura atual é bem recente, tendo sido construída principalmente durante o Renascimento. Conheça um pouco de sua história.
Por que precisamos de um Credo?
Se quisermos manter a nossa identidade cristã, devemos recordar sempre os princípios fundamentais que nos inspiram e que estão expressos no Credo. Esquecê-lo é uma forma de Alzheimer eclesiástico, que nos faz esquecer quem somos e por que vivemos.
Hora de “quebrar a sua TV”?
Não devemos limitar-nos a dizer “não” às tecnologias prejudiciais. Temos de dar um “sim” mais amplo àquilo que é “verdadeiramente real” e encarnado, a encontros genuínos com as pessoas. Mas para chegarmos lá talvez seja necessário quebrar as nossas TVs.
São Luís Gonzaga e o Santíssimo Sacramento
Desde sua primeira Comunhão, Luís ficou sempre com grande afeto de devoção para com o Santíssimo Sacramento do altar. E cada dia, ao ouvir Missa, logo que o sacerdote acabava de consagrar a Hóstia, enternecia-se de tal modo, que começava a chorar copiosamente.
Trinta e três anos faz neste dia
São João Maria Vianney dizia que, sem o padre, adoram-se as bestas. Sobretudo porque os padres nos orientam, nos ensinam, nos catequizam. Pois bem: se tem um sacerdote que tem nos catequizado, é o senhor. Obrigado, Padre Paulo Ricardo!
Oração a Santo Antônio para restaurar o casamento
Ó glorioso Santo Antônio, vós exercestes o poder divino de encontrar o que estava perdido. Ajudai-me a reencontrar a graça de Deus recebida no sacramento do Matrimônio… as decisões erradas que tomamos na vida tornaram-nos fracos.
C. S. Lewis e o apocalipse da Inteligência Artificial
O autor das Crônicas de Nárnia suspeitou que o futuro utópico passaria pelo transumanismo através da tecnologia. Hoje, o transumanismo e a Inteligência Artificial, previstos de forma tão assustadora em “Uma força medonha”, parecem estar entre nós.
Por que tanta pompa para o Papa?
Os não-crentes perguntam por curiosidade, e os protestantes por desdém: se o Papa é “um humilde servo de Deus e dos irmãos”, como declarou o próprio Leão XIV, qual a razão de tanta pompa, tantas cerimônias, tanta ostentação?
Um galo para acordar o Papa, e também a nós!
O galo desperta aqueles que dormem — assim como despertou o primeiro Papa. E alerta-nos para a fragilidade lamentável da natureza humana: sempre pronta para o pecado e, por isso mesmo, sempre necessitada da misericórdia de Deus.
Cantando a nossa fé: o Credo niceno e a música sacra
O Concílio de Niceia não só moldou a doutrina cristã, mas também deixou uma marca duradoura na liturgia e na música sacra. O Credo ali nascido, pedra angular da fé, inspirou inúmeras composições musicais ao longo dos séculos.
O Papa Leão XIV e Nossa Senhora
Todo sucessor de São Pedro deve ser um profundo devoto de Nossa Senhora. Por isso, a expressão “Papa mariano” devia ser até mesmo uma redundância. Mas, em tão poucos dias de pontificado, certos sinais ao redor de Leão XIV chamam-nos mais a atenção.
Como o Papa, sejamos homens de oração!
Antes de ser uma personalidade pública, e, hoje, o líder espiritual de milhões de católicos no mundo inteiro, o Papa deve ser um homem de oração — um homem que, antes mesmo de aparecer diante dos outros, não se furta ao contato íntimo com Deus.
Leão XIV, um “filho de Santo Agostinho”
Pela Ordem a que pertence, pelas frases que cita a todo o momento, e, agora, também pelas relíquias que traz em sua cruz peitoral, já está bem claro: o Papa Leão XIV é de fato, como ele mesmo confessou, um “filho de Santo Agostinho”.
19 anos de “misericórdias”!
Mais do que números e ferramentas — pelos quais, no entanto, trabalhamos com afinco e verdadeiramente somos agradecidos a Deus —, o que queremos cantar neste 19.º aniversário de nosso apostolado são, sobretudo, “as misericórdias do Senhor”.
Primeira homilia do Papa Leão XIV
“Jesus é o único Salvador e aquele que nos revela o rosto do Pai”. Com essa confirmação de uma verdade de fé, o Papa Leão XIV iniciou sua primeira homilia, na Santa Missa “Pro Ecclesia” com os cardeais eleitores, realizada na manhã desta sexta-feira, 9 de maio de 2025.