CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Fechar

Apresentação do curso

Dos ofícios litúrgicos mais belos e emocionantes de todo o ano, nenhum se compara à liturgia dos três últimos dias da Semana Santa: o Tríduo Pascal. Fazendo-nos recordar os principais acontecimentos que marcaram os momentos finais de Nosso Senhor antes de sua gloriosa Ressurreição, a Igreja celebra entre a Quinta-feira Santa e o Sábado de Aleluia o centro da religião cristã — o mistério pascal de Jesus Cristo, de quem recebemos uma nova vida e de cujo lado trespassado brotam os sacramentos da Nova e eterna Aliança.

Neste minicurso de 3 aulas, Padre Paulo Ricardo nos leva a refletir sobre esses mistérios a partir dos textos da própria Liturgia da Páscoa. Na Quinta-feira Santa, dedicada à instituição da Eucaristia, do sacerdócio e ao rito do Lava-pés, a Igreja entoa com júbilo o hino Ubi caritas, alegre por saber que, onde está o amor, ali também está Deus.

Na Sexta-feira da Paixão, consagrada à Redenção do mundo, é o nosso Salvador quem nos repreende e indaga por meio dos “impropérios”: “Povo meu, que te fiz eu?”, aos quais a Igreja toda responde: “Deus santo, Deus imortal, tende piedade de nós”.

Finalmente, no Sábado Santo, dia em que toda a criação submerge na solidão e no silêncio, os fiéis prorrompem de alegria ante o anúncio de que o Senhor venceu a morte. Ele está vivo, ressuscitou verdadeiramente!

Aulas do curso3 Aulas | 44:47
Aulas do CursoComentários

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.